Viagens

PRF alerta sobre a necessidade do transporte adequado das crianças no período de férias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuaram, somente nesta segunda-feira (11/7), cinco motoristas por transportatem crianças…

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuaram, somente nesta segunda-feira (11/7), cinco motoristas por transportatem crianças de maneiras inapropriadas. Justamente pelo alto número, a corporação faz o alerta sobre a necessidade da cadeirinha e do bebê conforto, principalmente neste período do ano.

“Especialmente nesse mês de julho, período de férias para muitas famílias, que aproveitam o recesso escolar dos pequenos para viajar, é importante ficar atento aos dispositivos adequados para o transporte de crianças em cada faixa etária”, ressalta a assessoria de imprensa da PRF.

Por lei, bebês de até um um ano de idade devem ser transportados no banco traseiro, acomodados no bebê conforto. As crianças de 1 a 4 anos de idade devem ser transportadas com o uso da cadeirinha.

Para crianças de 4 a 7 anos, é obrigatório o uso do assento de elevação. Em motocicletas, somente crianças acima de sete anos podem ser transportadas, com o uso obrigatório do capacete.

“Lembrando que a responsabilidade pela segurança de todos no veículo é do condutor”, pontua a corporação. Aqueles que não cumprirem as normas, cometem infração gravíssima e estão sujeitos à multa de R$ 191,54. O veículo também fica retido até que a situação seja regularizada e a criança possa seguir viagem em segurança.