SÃO PAULO

Saiba como foi a primeira noite de desfiles do carnaval de São Paulo

Sete escolas do Grupo Especial desfilaram no Sambódromo do Anhembi

Saiba como foi a primeira noite de desfiles do carnaval de São Paulo
Desfiles do carnaval de São Paulo (Foto: Reprodução)

A primeira noite de desfiles do Carnaval de São Paulo teve início com atividades no Sambódromo do Anhembi. Sete escolas do Grupo Especial desfilaram durante a madrugada, passando pelos 530 metros do Sambódromo. Outras escolas do Grupo de Acesso 1 desfilam no domingo, e a apuração das notas será realizada na terça-feira, 3 de março.

O desfile contou com apresentações marcadas por emoção, beleza e críticas sociais. As escolas Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Mancha Verde se destacaram, enquanto a Rosas de Ouro procurou superar o desempenho do ano anterior com uma apresentação sobre os jogos de azar e sorte.

Veja como foi a primeira noite de desfiles do carnaval de São Paulo

Colorado do Brás

A Colorado do Brás foi a primeira escola a desfilar, após garantir o vice-campeonato do Grupo de Acesso 1 em 2024. O enredo “Afoxé Filhos de Gandhy, no ritmo da fé” fez referência ao candomblé, tema também abordado no desfile de 2018. O samba homenageou Salvador e nomes da música baiana, como Clara Nunes, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A comissão de frente apresentou Exu ao lado de Mahatma Gandhi. Outros destaques foram a rainha de bateria Camila Prins, primeira mulher trans a ocupar essa posição no Grupo Especial, e Jefferson Garcia, que desfilou com o corpo musculoso.

Barroca Zona Sul

À 0h20, a Barroca Zona Sul entrou na avenida com o enredo “Os nove oruns de Iansã”, que também teve inspiração nas religiões de matriz africana. O desfile apresentou o carro alegórico que simbolizava as duas faces de Iansã, e o grupo de bailarinos no topo da alegoria chamou a atenção. A apresentação foi finalizada um segundo abaixo do limite de 65 minutos permitido para as escolas.

Dragões da Real

A Dragões da Real se apresentou com o enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela!”, baseado na canção de Toquinho. O desfile abordou o ciclo da vida, com a comissão de frente utilizando drones e foguetes para representar a transição da juventude para a vida adulta. A musa Carolina Arjonas, conhecida como “musa do bumbum que desconcentra”, atraiu olhares do público.

Mancha Verde

A Mancha Verde entrou na avenida às 2h35 com o enredo “Bahia, da Fé ao Profano”, destacando a cultura baiana. A comissão de frente retratou a imagem da Igreja e Convento de São Francisco e, do outro lado, Exu e símbolos do profano foram representados. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcelo Silva e Adriana Gomes foi destaque com fantasias brilhantes. A escola foi criticada pela falta de coreografias em algumas alas.

Acadêmicos do Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé, terceira colocada em 2024, apresentou o enredo “Justiça – A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à Justiça em todo lugar”. O desfile abordou temas como a Inquisição, a crucificação de Cristo e a crítica ao Judiciário brasileiro. O samba incluiu menções a figuras como Martin Luther King e Nelson Mandela, e a frase “Respeite a minha fé” foi uma das mais cantadas pelo público.

Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro desfilou com o enredo “Rosas de Ouro em uma grande jogada”, centrado na temática dos jogos de azar e sorte. A comissão de frente trouxe uma roleta e um caça-níquel gigantes, enquanto o desfile também apresentou elementos de jogos de xadrez e personagens de Pokémon e Nintendo. A escola busca recuperar o título do Grupo Especial, após 15 anos sem conquistar a primeira colocação.

Camisa Verde e Branco

Fechando a primeira noite de desfiles, a Camisa Verde e Branco homenageou Cazuza com o enredo “O tempo não para! Cazuza – o poeta vive!”. O desfile recontou a trajetória de Cazuza, incluindo sua relação com a mãe, o Barão Vermelho e a luta contra a AIDS. O samba foi bem recebido pelo público, que manteve o ritmo de festa até o final da apresentação.

A apuração das notas ocorrerá na terça-feira, 4 de março. O desfile das campeãs será realizado no dia 8 de março.