Sexta-feira 13: Gato preto não dá azar e maus-tratos pode dar cadeia
Saiba de onde surgiu essa superstição

A sexta-feira 13 é cercada por superstições e mitos antigos, e um dos mais conhecidos envolve o gato preto. Apesar da crença popular de que o animal traria má sorte, a verdade é que gato preto não dá azar — e, mais importante ainda, maus-tratos pode dar cadeia. A data, inclusive, é motivo de preocupação para ONGs de proteção animal, já que há registros de agressões e até uso desses felinos em rituais.
De onde surgiu que gato preto dá azar?
A ligação entre gatos pretos e a sexta-feira 13 vem da Idade Média, período em que esses animais eram associados à bruxaria e ao ocultismo. Acreditava-se que as bruxas se transformavam em felinos negros ou mantinham eles como seus “espíritos familiares”. Essa visão distorcida levou a perseguições e à morte de muitos animais.
- Sexta-feira 13: Por que a data é associada ao medo e ao azar?
Já no século XV, o papa Inocêncio VIII declarou a caça aos gatos pretos como parte da luta contra a bruxaria. Sendo assim, muitos animais foram mortos. O resultado? Um impacto ecológico significativo, pois, sem os gatos para controlar a população de ratos, a Europa enfrentou surtos de doenças, como a peste-negra.
Gato preto dá sorte
Em países como Irlanda, Japão e Alemanha, encontrar um gato preto é sinal de boa sorte. Na Grã-Bretanha, pescadores acreditavam que manter um desses felinos em casa garantiria o retorno seguro do mar. Já no antigo Egito, maltratar um gato preto era considerado um crime grave, já que eles eram vistos como criaturas sagradas.
- Dia Mundial do Gato: cinco curiosidades sobre felinos
Azar de quem maltrata
Muitas pessoas ainda evitam cruzar com gatos pretos, principalmente na sexta-feira 13, acreditando que isso dá azar. O problema é que esse preconceito acaba dificultando a adoção desses animais e os deixa mais vulneráveis a maus-tratos.
No Brasil ainda há quem tente usar os gatos pretos em rituais. Mas atenção: maus-tratos pode dar cadeia. Casos de crueldade contra animais devem ser denunciados. Ligue para o 190, acione o 181 de forma anônima ou entre em contato com o Ibama pelo 0800 61 8080.
Maltratar animais é crime previsto em lei e pode resultar em pena de prisão.
- Mulher diz que filho nasceu com síndrome rara por ela ter comido gato quando estava grávida