POSIÇÃO

Simone Tebet oficializa apoio a Lula; vídeo

Durante discurso nesta tarde de quarta-feira (5), a ex-presidenciável e senadora Simone Tebet (MDB) declarou…

Mercado queria nome técnico no Planejamento, mas vê Tebet com bons olhos
Mercado queria nome técnico no Planejamento, mas vê Tebet com bons olhos (Foto: Reprodução - Facebook)

Durante discurso nesta tarde de quarta-feira (5), a ex-presidenciável e senadora Simone Tebet (MDB) declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração já era esperada.

“Aprendi ao longa da vida pública que não se luta apenas para vencer, mas para plantar sementes de uma luta coletiva. Em face de tudo que testemunhamos nos últimos anos não estou autorizada a abandonar as ruas. Sim, critiquei os dois candidatos. Mas pelo amor que tenho ao Brasil, a democracia e a Constituição e pela coragem que nunca me faltou, peço desculpas aos companheiros que imploraram pela neutralidade para dizer que o que está em jogo é muito maior que qualquer um de nós.”

E ainda: “Votarei com minha razão de democrata. E minha consciência me diz que omitir-me seria trair minha trajetória de vida pública. Não anularei meu voto. Não cabe a omissão da neutralidade.”

Ela ainda afirmou que o País foi abandonado ao ódio nos últimos quatro anos e citou que a vacina foi atrasada, e o conceito de humanidade foi substituído pelo desamor e que o Brasil voltou ao mapa da fome. “Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas a Lula, depositarei nele meu voto, pois reconheço nele o compromisso com a democracia e Constituição, o que desconheço no atual presidente.”

Lula teve cerca de 48% dos votos válidos no primeiro turno contra 43% de Bolsonaro. Simone Tebet ficou em terceiro com 4%. O segundo turno ocorre em 30 de outubro.