COMUNICADO

STF diz que Bolsonaro ‘reconhece resultado final das eleições’ ao autorizar início da transição

O Supremo Tribunal Federal divulgou nota nesta terça-feira, após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro,…

STF defere pedido por suspensão da convocação no concurso da PM de Goiás
STF defere pedido por suspensão da convocação no concurso da PM de Goiás (Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal divulgou nota nesta terça-feira, após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, na qual afirma que o presidente reconhece “o resultado final das eleições” ao autorizar o início dos trabalhos da transição de governo.

“O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, diz a nota.

Após mais de 44 horas de expectativa, o presidente Jair Bolsonaro falou somente na tarde desta segunda-feira, pela primeira vez, no Palácio da Alvorada, sobre a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo. O pronunciamento do chefe do Executivo durou exatamente dois minutos, e foi seguido por uma declaração ainda mais curta de seu ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). Ao subordinado, coube a missão de anunciar a abertura da transição junto à equipe do petista, chamado por ele de “presidente Lula”.

Bolsonaro abriu o discurso agradecendo aos 58 milhões de votos recebidos e, em seguida, recriminou as manifestações de caminhoneiros que, desde a confirmação do resultado da eleição, vêm bloqueando estradas em centenas de pontos do país. “Manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e fechamento do direito de ir e vir”, pontuou.