NÃO É TERRA SEM LEI

Suspeito de usar perfil fake para difamar pessoas é investigado em São Luís dos Montes Belos

A Polícia Civil investiga uma pessoa suspeita de usar um perfil fake na internet para…

Aplicativo permite que telefones celulares roubados sejam bloqueados (Foto: Pixabay)
Aplicativo permite que telefones celulares roubados sejam bloqueados (Foto: Pixabay)

A Polícia Civil investiga uma pessoa suspeita de usar um perfil fake na internet para difamar pessoas e estabelecimentos comerciais, na cidade de São Luís de Montes Belos, no Oeste de Goiás. Nesta quarta-feira (9), a delegacia do município cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência da pessoa investigada, a fim de encontrar elementos incriminatórios.

O delegado Luiz Fernando afirma que, em meados de setembro deste ano, pessoas da cidade de São Luís de Montes Belos procuraram a Delegacia de Polícia Municipal e informaram que tiveram as suas respectivas honras ofendidas por um perfil anônimo na rede social Instagram.

A conta fake estaria publicava injúrias e difamações contra pessoas e empresas locais. Os proprietários das empresas informaram que as ofensas publicadas pelo perfil anônimo teriam prejudicado diretamente o seu comércio, tendo sido necessário demitir funcionários para cortar gastos.

“[Além de afetar aqueles que eram mencionados pelo perfil] acabou afetando diversas pessoas”, afirma o investigador.

Investigador lembrou que a internet “não é uma terra sem lei” e que “a liberdade de expressão encontra limites no direito a honra do próximo” sendo, constitucionalmente, vedado o anonimato. Ainda, informou que é possível desvendar quem está por trás de perfis anônimos ou fakes que praticam crimes na internet e que a polícia civil está atenta a delitos dessa natureza.