Tema da redação do Enem é sobre ‘perspectivas do envelhecimento’ no Brasil
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 deverão desenvolver um texto sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta, anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), convida os candidatos a refletirem sobre os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento da população no Brasil.
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e deve apresentar reflexão crítica, argumentos fundamentados e proposta de intervenção sobre o problema abordado. Para auxiliar os participantes, o exame fornece textos motivadores, que servem de ponto de partida para a elaboração das ideias.
LEIA MAIS: Começa hoje: o que todo estudante precisa saber antes das provas do Enem 2025
O Enem 2025 é aplicado neste e no próximo domingo, 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, segundo o Ministério da Educação (MEC).
VEJA: Taxista conclui ensino médio aos 77 e fará Enem junto com a neta
Como será a correção da redação
Cada redação passará por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. A soma das notas pode alcançar até 1000 pontos, e a média aritmética entre as notas dos dois avaliadores será a pontuação final do participante.
Entre os casos que resultam em nota zero, estão fuga total ao tema; textos com até sete linhas; trechos desconexos ou desrespeitosos; descumprimento da estrutura dissertativo-argumentativa; desrespeito à seriedade do exame.
O que será avaliado
As competências cobradas na redação envolvem: domínio da norma culta da língua portuguesa; capacidade de organizar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; uso adequado dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação; elaboração de uma proposta de intervenção para o problema discutido, respeitando os direitos humanos.
Leia: Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem
Governo de Goiás quer premiar alunos que se destacarem na prova de Matemática do Enem
Mais de 5,5 mil detentos de Goiás se inscrevem no Enem para adultos privados de liberdade