ATUALIZAÇÃO

TRE registra 80 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas em Goiás; 36 foram substituídas

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge Júnior, informou que foram…

TRE registrou 80 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas em Goiás
TRE registrou 80 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas em Goiás (Foto: Reprodução)

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge Júnior, informou que foram registradas 80 ocorrências em urnas eletrônicas em todo o estado. Ainda segundo ele, 36 urnas foram substituídas. Em Goiânia, 31 urnas tiveram algum tipo de problema, até o momento. A atualização foi  divulgada às 15h pela Justiça Eleitoral.

“Grande parte das ocorrências são situações corriqueiras que costumam acontecer em toda eleição. Temos um contingente mais que suficiente para atender esse histórico de substituição dessas urnas. Esse número está abaixo de 2% do total de urnas disponibilizadas”, afirmou.

Segundo o TRE, as ocorrências registradas tiveram relação com problemas de impressão, biometria, entre outros.

Pela manhã, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia trocado 17 urnas eletrônicas após apresentarem problemas em Goiás. O balanço, porém, compreendia o período da manhã deste domingo (2), até às 10h.

Até as 15h, o TRE e a Polícia Militar (PM) registraram 19 ocorrências policiais relacionadas às eleições, sendo que a compra de voto e boca de urna foram as principais.

Filas mais longas

Mesmo sem números exatos, Wilson Gamboge Júnior acredita que o número de abstenção para as eleições deve ser menor em Goiás, nesse ano.

“Percebemos um número maior de filas, não temos para essa eleição um número menor de urnas do que em eleições anteriores. Estamos trabalhando até um pouco a mais do que na eleição anterior. Isso nos faz crer que esse número maior de eleitores votando é resultado dessa mobilização em torno do momento político do Brasil, a própria polarização político-partidária. Cogitamos aparentemente uma abstenção menor para essa eleição”, disse.

O diretor-geral do TRE comentou também que o resultado da eleição deve ser finalizado em até pouco mais de 2h após o fim da votação.

Confira a coletiva completa: