EDUCAÇÃO

Valor investido em escolas públicas de Goiás chegará a R$ 147,9 milhões, diz governo

O governo do Estado afirma que vai chegar a R$ 147,9 milhões o valor a…

Laboratório de escola da rede pública de Goiás (Foto: Divulgação)
Laboratório de escola da rede pública de Goiás (Foto: Divulgação)

O governo do Estado afirma que vai chegar a R$ 147,9 milhões o valor a ser investido, desde o fim do ano passado, em equipamentos para todas as 947 escolas da rede estadual de ensino. Entre os equipamentos adquiridos, há computadores, materiais de laboratório, fogões, móveis, ares-condicionados, sistemas de segurança e até utensílios de cozinha.

Cada unidade escolar do Estado nos 246 municípios goianos recebeu do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aproximadamente R$ 157 mil para equipar suas instalações de acordo com as necessidades particulares de cada escola. Há unidades que investiram em materiais para laboratório de ciências ou melhoria na qualidade da Internet e há outras que optaram, por exemplo, em adquirir mobília para a sala de professores.

Suporte às aulas

O Colégio Estadual Cônego Ramira, de Luziânia, instalou cabos de rede nas seis salas de aula, na coordenação escolar e na sala dos professores. A unidade participa do programa do governo federal Educação Conectada e, por isso, conta com uma Internet de 300 mega. No entanto, a falta de alguns equipamentos limitava a qualidade da Internet e dificultava a rotina das aulas não presenciais.

“Quando os professores estavam vindo à escola para dar aula, a Internet ficava caindo. Instalamos cabo de rede em todas as salas e colocamos também um roteador e um switch de 24 portas”, contou a gestora Anira de Fátima. Segundo ela, essas ações foram priorizadas para dar suporte às aulas síncronas (presenciais e não presenciais ao mesmo tempo).

“No retorno às aulas presenciais só vamos receber 30% dos alunos. A gente quer que venham para a escola os estudantes que recebem atividades impressas. Os que tem acesso à Internet vão continuar nas aulas não presenciais”, explicou a gestora do Colégio Estadual Cônego Ramira.

Laboratório de ciências

Enquanto isso, em Nova Glória, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Heloísa de Fátima Vargas apostou na compra materiais para o laboratório de Química e Ciências Biológicas. Os equipamentos adquiridos, como microscópios, béqueres, tubos de ensaio, insumos de química, modelos de esqueleto humano, DNA e estrutura celular, farão a diferença no aprendizado dos estudantes.

“Fazer esse laboratório era um sonho que a escola tinha. A gente foi lutando e esse recurso muito bom do governo deu um empurrão muito grande para a escola. A escola se transformou”, destacou o gestor Antônio Carlos de Azevedo. Ele acrescentou que a comunidade que tem visitado a unidade “tem aplaudido essa transformação”.

Além de equipar o laboratório, o Cepi comprou câmeras de segurança, computadores, equipamentos de cozinha, móveis, microfone para o estúdio de rádio da escola e câmeras para gravação de aulas. Essas últimas foram adquiridas com o objetivo de dar suporte às aulas síncronas quando o regime híbrido for retomado.

Sala mais acolhedora

O Colégio Estadual Marechal Rondon, do distrito de Betânia, em Jussara, optou por utilizar os recursos do programa Equipar na sala de professores. A unidade está no processo de compra de computadores, cadeiras, um sofá, uma cafeteira e um microondas para tornar o espaço um ambiente mais acolhedor.

Segundo a gestora Eliana Antônia, a sala dos professores não era muito acolhedora. “Queremos criar um cantinho onde ele possa planejar suas aulas e descansar entre uma aula e outra. Um cantinho com cafeteria, microondas para ele esquentar sua comida, computadores para planejar as aulas, cadeiras mais confortáveis, um sofá…”, afirmou.