Projeto Solidaire

Voluntários levam higiene e solidariedade a população de rua, em Goiânia

Ter a oportunidade de tomar um banho quente no final de um dia estressante pode…

Ter a oportunidade de tomar um banho quente no final de um dia estressante pode ser comum na vida de muita gente. Mas para as pessoas em situação de rua, um típico banho é algo raro de acontecer. Pensando nisso, um grupo de voluntários oferece, a partir das 19h30, desta quinta-feira (28), a primeira edição do “Banho Solidaire”, na Praça Joaquim Lúcio, no Setor Campinas, em Goiânia.

Na ocasião, os colaboradores vão oferecer banho quente e refeição à população de rua. Também serão distribuídos kits de higiene pessoal contendo itens como shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dente, etc.

Em entrevista ao Mais Goiás, a coordenadora do Projeto Solidaire, Laura Rocha, contou que a ideia de um banheiro móvel surgiu a cerca de um ano. De lá para cá, os colaboradores começaram a procurar por voluntários interessados em contribuir com a ideia e realizar doações para a construção da estrutura.

“A ideia surgiu após conversarmos com várias pessoas em situação de rua, em uma das ações do nosso grupo. O que eles mais reclamavam e diziam sentir falta é de um banheiro decente para um banho no final do dia. Imagine como a pessoa se sente ao ficar dias sem se higienizar. Ter um lugar para tomar banho é ter o mínimo de dignidade”,  relata.

Banheiro móvel

A coordenadora conta que o banheiro é uma estrutura móvel com quatro repartições para banho: dois masculinos, um feminino e um unissex. São esperadas aproximadamente 80 pessoas nesta primeira edição do banho solidário. A intenção do projeto, segundo Laura, é expandir a iniciativa e alcançar a população de outras regiões de Goiânia.

(Foto: Divulgação / Projeto Solidaire)

(Foto: Divulgação / Projeto Solidaire)

Ações Solidárias

Ainda conforme a coordenadora do Projeto Solidaire, o grupo não possui filiação religiosa ou política. A equipe realiza trabalhos sociais com pessoas em situação de rua, famílias carentes, crianças, idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade. O grupo é composto por 20 colaboradores fixos e vários voluntários.

Além do Banho Solidaire, a iniciativa também é responsável por realizar atendimentos multidisciplinares às pessoas em condição de rua, em Goiânia e em Vila Velha, no Espírito Santo.

A ação oferece atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos, auxílio legal, treinamentos, desenvolvimento de currículos e recreação. São ações mensais com famílias carentes e  pessoas em situação de rua, com o intuito de trazer mais respeito, igualdade e dignidade à essa população.

Para colaborar com o projeto basta entrar em contato com a coordenação da equipe através do instagram (@ProjetoSolidaire), pelo Facebook (@ProjetoSolidaire) e e-mail ([email protected]).

(Foto: Divulgação / Projeto Solidaire)

(Foto: Divulgação / Projeto Solidaire)

Projetos semelhantes

Outro projeto social que também oferece banho e distribuição de alimentos é o da Pastoral de Rua, do Santuário Sagrada Família, situada na Vila Nova Canaã, região Central de Goiânia. O Banho Sagrado, que tem por objetivo proporcionar à população de rua banhos periódicos.

A ação foi pensada pelos próprios membros da organização. O projeto foi criado com base em ações semelhantes praticadas por outros estados, mas aperfeiçoado e moldado para a realidade da capital.

Segundo a Pastoral, o projeto é construir um banheiro móvel com uma repartição para homens e outra para mulheres. Até agora já foi instalada a caixa d’água na estrutura de uma carretinha que será usada para a levar água aos chuveiros e lavabo. Antes de ser colocado à disposição da população, o banheiro ainda precisa receber a instalação hidráulica, elétrica, a bomba d’água e o acabamento.

A intenção é levar a estrutura duas vezes por semana até às pessoas para proporcionar a elas as devidas condições de se higienizar. O valor total estimado para construir o banheiro é de R$ 18 mil. A previsão é que a estrutura esteja pronta no dia 18 de abril de 2019.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo