Cruzamento perigoso

“300m da morte”: placas chamam atenção de motoristas para cruzamento perigoso no bairro São Francisco, em Goiânia

Morador responsável por confeccionar as placas diz que acidentes na região aumentaram significativamente nos últimos anos

Imagens mostram placas instaladas por comerciante da região
Iniciativa chama atenção de quem passa pela Avenida Rezende, onde foi instalada uma placa com o desenho de uma caveira e o aviso de "esquina perigosa"(Foto: Rafaella Barros/ g1)

Um cruzamento considerado crítico no bairro São Francisco, em Goiânia, ganhou uma sinalização criada por um morador com o objetivo de alertar condutores sobre o risco de acidentes no local. A iniciativa chama atenção de quem passa pela Avenida Rezende, onde foi instalada uma placa com o desenho de uma caveira e o aviso de que os motoristas estão a “300 metros da morte”, acompanhado do alerta “Esquina perigosa!”.

O ponto em questão fica no cruzamento da avenida com a Rua Itararé, trecho conhecido pelos frequentes registros de colisões. A preocupação dos moradores aumentou após um acidente grave ocorrido no dia 1º de dezembro, quando dois trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) perderam a vida. Eles trafegavam em uma motocicleta e foram atingidos por um carro ao tentarem atravessar a via.

SAIBA MAIS:

Além da primeira placa, uma segunda sinalização foi colocada no cruzamento com a mensagem: “Estamos há ‘7’ dias sem acidentes”. O número é atualizado pelos próprios moradores conforme o período em que não há novas ocorrências, numa tentativa simbólica de chamar a atenção tanto do Poder Público quanto dos condutores que passam pelo local.

O autor da iniciativa é o comerciante Belmiro Júnior, de 36 anos, morador da região. Em entrevista ao G1 Goiás, ele relatou que os acidentes se tornaram mais recorrentes nos últimos anos. “Já tem alguns anos que a gente pede essa intervenção da prefeitura nessa esquina porque é um problema crônico dela”, afirmou.

A sinalização improvisada funciona, segundo ele, como um alerta aos motoristas e um apelo por providências, como melhorias na sinalização, controle de velocidade e intervenções viárias que possam reduzir o número de acidentes no local.]

LEIA TAMBÉM:

Procurada pela Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) informou que a sinalização horizontal do cruzamento da Avenida Rezende com a Rua Itararé já foi executada. Além disso, a pasta também acrescentou que o local “segue em estudo” para definição das medidas mais adequadas de segurança viária e implantação de dispositivos de controle de velocidade, conforme critérios técnicos e a legislação de trânsito. “A SET reforça que a atenção dos motoristas e o respeito às normas de circulação são fundamentais para a redução de acidentes”, pontuou.