ATENÇÃO

Abadiânia vai dar suporte para crianças com TOD e autismo

Ação ocorre por meio da rede municipal de educação

Justiça manda escola militar de Quirinópolis matricular aluno autista sem impor corte de cabelo
Justiça manda escola militar de Quirinópolis matricular aluno autista sem impor corte de cabelo (Foto: Pixabay)

O município de Abadiânia agora vai acompanhar crianças com transtornos mentais, emocionais, Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e autismo. A ação faz parte do Centro Educacional Vem Ser e Vencer em parceria com a prefeitura.

Segundo o município, a ideia é garantir que essas crianças recebam o suporte necessário ao seu desenvolvimento educacional e emocional, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade no município. O projeto teve início com a psicopedagoga Laura Penha, que atua há mais de 30 anos na rede municipal como professora.

“É preciso sentir com o coração para poder amar, transformar, ensinar e educar. Nossa missão é fazer com que essas crianças encontrem um ambiente acolhedor, onde possam aprender e se desenvolver completamente, respeitando suas particularidades”, destacou a professora, que atua na rede municipal de ensino há mais de 30 anos.

Destaca-se, uma equipe de educação do município participou de uma capacitação ministrada pelo Centro Educacional Vem Ser e Vencer, focada em transtornos mentais e emocionais e suas interfaces. O curso, intitulado “Transtornos Mentais/Emocionais e Suas Interfaces: É Preciso Sentir com o Coração para Amar, Transformar, Ensinar, Educar, foi ministrado pela professora mestre Laura Penha, pela neuropsicóloga Zoraide Torres, pela psiquiatra doutora Ana Claudia Marinho e pela assistente social Josanira Boaventura.

“A formação permitiu que professores e demais colaboradores da rede municipal estivessem preparados para lidar de forma empática e eficaz com as necessidades dessas crianças”, disse a psiquiatra. Já a psicóloga Zoraide afirmou que o projeto é um passo importante para tornar Abadiânia um modelo de educação inclusiva. “Garantindo assim que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento em um ambiente acolhedor e preparado para suas necessidades.”