Esquema criminoso

Advogado é alvo da Polícia Civil em operação contra falsificação de medicamentos em Goiás

Além do laboratório clandestino, ele é investigado em lavagem de dinheiro e associação criminosa

Imagem da fachada da delegacia
O grupo atuava com a fabricação e distribuição dos medicamentos falsificados (Divulgação PCGO)

Um dos alvos da Operação Biofraude é um advogado suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e fabricação clandestina de medicamentos para emagrecimento. No imóvel do profissional, localizado em Mineiros, foi identificada como um dos pontos de produção irregular dos remédios. Conforme a Polícia Civil de Goiás, que deflagrou a operação nesta sexta-feira (27), o imóvel abrigava uma estrutura improvisada para manipulação e encapsulamento dos produtos, sem qualquer tipo de controle sanitário.

Durante o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, cinco em Mineiros e um em Catalão, chamou atenção a estrutura montada na residência do advogado, onde foram localizados frascos, cápsulas, rótulos, selos, embalagens e insumos em processo de encapsulamento. Segundo a polícia, o local operava como uma espécie de laboratório irregular, com fortes indícios de crime.

As investigações indicam que o advogado teria participação direta em um esquema mais amplo, envolvendo também suspeitas de lavagem de dinheiro para enriquecimento ilícito e associação criminosa. Segundo o delegado responsável pelo caso, a produção e venda dos medicamentos falsificados colocavam em risco a saúde da população e infringia normas legais e sanitárias.

Duas pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimento. A investigação continua apurando o caso para identificar outros envolvidos na organização, incluindo quem atuava na comercialização e divulgação dos produtos.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, e suas defesas ainda não foram localizadas. O espaço segue aberto para manifestações.

A OAB se manifestou sobre o caso. Confira:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Subseção de Mineiros, informa que acompanhou, nesta sexta-feira (27), a busca e apreensão realizada no âmbito da operação Biofraude, que apura o suposto envolvimento de um advogado.

A OAB-GO esclarece que acompanha todas as situações que chegam ao seu conhecimento, adotando as medidas cabíveis para a defesa da dignidade da advocacia, sempre com respeito ao amplo direito de defesa e ao contraditório. Esse acompanhamento tem por objetivo resguardar as prerrogativas profissionais e, ao mesmo tempo, zelar pelo cumprimento dos preceitos éticos que regem o exercício da advocacia.”

Leia mais: