Intervenção

Após alagamento, prefeitura inicia nova obra no Terminal Praça da Bíblia e evita falar em prazo para conclusão

Apesar da inundação registrada após chuva, RedeMob afirma que funcionamento do terminal não foi comprometido

Imagem mostra terminal alagado após forte chuva
Reforma feita recentemente não contemplou sistema de drenagem, fazendo com que a água fosse direcionada para dentro do terminal (Foto: Reprodução)

Alagado com as chuvas torrenciais que atingem Goiânia desde a virada do ano, o Terminal Praça da Bíblia passa por obras emergenciais, conduzidas pela prefeitura para corrigir falhas no projeto original de drenagem. Na última segunda-feira (5/1), os acessos da estação ficaram embaixo d’água, de forma a comprometer serviços de embarque e desembarque. A nova intervenção acontece cerca de três meses após da reforma completa e reinauguração da estação, uma das mais movimentadas da capital. O terminal ficou fechado por um ano.

Sem estabelecer prazo para a conclusão dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que as obras já foram iniciadas e que a finalização do novo projeto dependerá das condições climáticas. A ação emergencial é realizada em parceria com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob).

SAIBA MAIS:

Soluções para prevenir alagamentos

Entre as medidas adotadas estão a construção de novas bocas de lobo no entorno do terminal, a instalação de grelhas ao longo da estrutura para facilitar o escoamento da água da chuva e a limpeza da rede de drenagem já existente.

Segundo os órgãos envolvidos, essas ações serão “suficientes” para resolver o problema de acúmulo de água no local. Apesar disso, as pastas também informaram que estudos já estão em andamento para uma segunda fase de obras, prevista para médio e longo prazo, com o objetivo de otimizar a rede de drenagem da região.

Praça da Bíblia continua funcinando

Mesmo com o volume expressivo de água registrado durante o alagamento, a RedeMob afirmou que esses episódios não comprometem o funcionamento do terminal. De acordo com a empresa, a água atingiu apenas as pistas de circulação dos veículos, sem alcançar as plataformas que são utilizadas pelos passageiros.

LEIA TAMBÉM:

Considerado um dos principais pontos de integração do transporte coletivo da capital, o Terminal Praça da Bíblia recebe, em média, cerca de 65 mil passageiros por dia. Logo após o episódio da última segunda, uma comitiva formada por técnicos de diferentes secretarias esteve no local para discutir soluções. A reunião, que durou cerca de uma hora, resultou na definição das ações emergenciais agora em execução.

O terminal foi inaugurado no final de setembro, após receber investimento de R$ 29 milhões do Governo de Goiás e passar um ano fechado para reforma. A obra ampliou em 60% a área coberta da estrutura, que atualmente atende 42 linhas de ônibus.