Após alagamento, prefeitura inicia nova obra no Terminal Praça da Bíblia e evita falar em prazo para conclusão
Apesar da inundação registrada após chuva, RedeMob afirma que funcionamento do terminal não foi comprometido
Alagado com as chuvas torrenciais que atingem Goiânia desde a virada do ano, o Terminal Praça da Bíblia passa por obras emergenciais, conduzidas pela prefeitura para corrigir falhas no projeto original de drenagem. Na última segunda-feira (5/1), os acessos da estação ficaram embaixo d’água, de forma a comprometer serviços de embarque e desembarque. A nova intervenção acontece cerca de três meses após da reforma completa e reinauguração da estação, uma das mais movimentadas da capital. O terminal ficou fechado por um ano.
Sem estabelecer prazo para a conclusão dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou que as obras já foram iniciadas e que a finalização do novo projeto dependerá das condições climáticas. A ação emergencial é realizada em parceria com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob).
SAIBA MAIS:
- Falha na drenagem força nova obra no Terminal Praça da Bíblia
- Forte temporal alaga bairros e interdita vias em Goiânia
Soluções para prevenir alagamentos
Entre as medidas adotadas estão a construção de novas bocas de lobo no entorno do terminal, a instalação de grelhas ao longo da estrutura para facilitar o escoamento da água da chuva e a limpeza da rede de drenagem já existente.
Segundo os órgãos envolvidos, essas ações serão “suficientes” para resolver o problema de acúmulo de água no local. Apesar disso, as pastas também informaram que estudos já estão em andamento para uma segunda fase de obras, prevista para médio e longo prazo, com o objetivo de otimizar a rede de drenagem da região.
Praça da Bíblia continua funcinando
Mesmo com o volume expressivo de água registrado durante o alagamento, a RedeMob afirmou que esses episódios não comprometem o funcionamento do terminal. De acordo com a empresa, a água atingiu apenas as pistas de circulação dos veículos, sem alcançar as plataformas que são utilizadas pelos passageiros.
LEIA TAMBÉM:
- “Esse terminal foi ao chão e reconstruído”, diz presidente da CDTC na reinauguração do Terminal Praça da Bíblia | Mais Goiás
- Chuva forte provoca momentos de pânico em diferentes regiões de Goiânia; veja casos
Considerado um dos principais pontos de integração do transporte coletivo da capital, o Terminal Praça da Bíblia recebe, em média, cerca de 65 mil passageiros por dia. Logo após o episódio da última segunda, uma comitiva formada por técnicos de diferentes secretarias esteve no local para discutir soluções. A reunião, que durou cerca de uma hora, resultou na definição das ações emergenciais agora em execução.
O terminal foi inaugurado no final de setembro, após receber investimento de R$ 29 milhões do Governo de Goiás e passar um ano fechado para reforma. A obra ampliou em 60% a área coberta da estrutura, que atualmente atende 42 linhas de ônibus.