PANDEMIA

Álcool 70% e máscaras descartáveis apreendidas serão doadas

O Procon e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (Decon) irão…

Máscaras e álcool apreendidos serão doados para Secretaria de Saúde (Foto: PC/ Divulgação)

O Procon e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (Decon) irão doar 31 caixas de álcool 70% e máscaras descartáveis para a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (23), em Goiânia. O material foi apreendido na última quarta-feira (18) em um estabelecimento no Setor Aeroporto com preços considerados abusivos.

De acordo com o delegado titular da Decon, Gylson Ferreira, a doação foi liberada pela Justiça. Segundo ele, não fazia sentido manter os produtos parados na delegacia em um momento de necessidade, diante da pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2).

Fiscais do Procon Goiás e policiais da Decon constataram que o álcool 70% estava guardado no estabelecimento para ser comercializado acima do preço de mercado e garantir lucro ao proprietário, que não apresentou notas fiscais de compra dos produtos. No estabelecimento, as máscaras estavam sendo vendidas por R$ 35 e R$50, por unidade.

Fiscalização

No último sábado, a parceria entre a Decon e o Procon Goiás fiscalizou supermercados para avaliar preços de produtos da cesta básica. A apuração constatou acréscimo de preço sobretudo em produtos de limpeza, higiene pessoal e álcool gel. No entanto, ainda não é possível afirmar que há alta abusiva, pois o cálculo do preço de toda a cadeia produtiva ainda não foi finalizado.

Já na quinta-feira (19) a Decon fechou um laboratório clandestino de álcool gel no Jardim Riviera. O produto era manufaturado em uma residência e vendido em uma gráfica do lado do imóvel, supostamente para proteção contra coronavírus.