REGULAÇÃO

Diagnosticada com covid, Idosa de 83 anos espera por vaga em UTI de Anápolis

A família da idosa Maria Rosa Ventura, 83, pede ajuda. Maria foi diagnosticada com covid-19…

Wanda Ventura e Maria Rosa na Upa da Vila Esperança. (Foto: Cedida ao Mais Anápolis)
Wanda Ventura e Maria Rosa na Upa da Vila Esperança. (Foto: Cedida ao Mais Anápolis)

A família da idosa Maria Rosa Ventura, 83, pede ajuda. Maria foi diagnosticada com covid-19 e aguarda um leito de UTI na rede estadual. Ela está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Anápolis há mais de uma semana.

Ao Mais Anápolis, a filha da paciente, Wanda Ventura, disse que vive dias de angústia.

”A única vaga que saiu para minha mãe foi em Itumbiara (260 km de Anápolis), mesmo com toda dificuldade para irmos para lá, quando decidimos levá-la, fomos informados que não existe um transporte adequado para realizar a transferência”, denuncia a filha.

Wada ainda disse que quanto mais o tempo passa, o desespero aumenta e não consegue achar uma solução para o problema que envolve a vida da mãe.

“Estamos pedindo socorro, pois não temos muito o que fazer”, relata emocionada Ventura.

O Mais Anápolis procurou a Secretaria Municipal de Saúde que informou que os leitos de UTI-COVID são regulados atualmente pela gestão estadual. A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e informou que :

A Central de Regulação de Anápolis encaminhou o pedido de vaga para a paciente em 06/07/22 e o leito foi liberado pelo Complexo Regulador Estadual (CRE;S-SES-GO) no mesmo dia. Porém, a Central de Anápolis recusou a liberação de leito para o Hospital Estadual do Centro Norte, em Uruaçu, devido a distância, e pediu continuidade da busca por vaga de internação.

Hoje, 07/06/2022 depois de quase 24 horas da vaga cedida, solicitaram informação se a vaga ainda podia ser mantida e pedimos ao HCN para reavaliar. Vaga mantida e informada no Sistema de Regulação da SES. Aguardamos ciência da Central de Anápolis sobre o encaminhamento da paciente. Equipe do CRE/SES-GO tentou vagas mais próximas, mas na rede estadual no momento a disponibilidade para a Macro Centro Norte (onde estão Anápolis e Uruaçu) é para o HCN.

A SES/GO não recebeu nenhuma informação da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis e de outros municípios sobre a abertura de leitos exclusivos para Covid-19. A SES-GO mantém este tipo de leitos nos hospitais estaduais.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás