IMUNIZAÇÃO

Aparecida amplia vacinação para pessoas com 59 anos a partir de segunda (31)

Grupo poderá ser imunizado nos postos de drive-thru e por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida

A partir desta quarta-feira (2), Aparecida de Goiânia inicia a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com 58 anos de idade (Foto: Enio Medeiros - Aparecida / Divulgação)
A partir desta quarta-feira (2), Aparecida de Goiânia inicia a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com 58 anos de idade (Foto: Enio Medeiros - Aparecida / Divulgação)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliará, a partir de segunda-feira (31) a vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas com 59 anos de idade. Ou seja: independente da condição de saúde ou da profissão, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha na manhã desta sexta-feira (28), depois que o Ministério da Saúde autorizou a volta da vacinação por faixa etária – desde que reservado um percentual para os grupos prioritários.

“A vacinação da população em geral por faixa etária sempre foi uma bandeira defendida por mim e eu fico muito feliz de fazer esse anúncio. Aparecida já havia avançado bastante com a Campanha quando decidiu atender todos os grupos previstos no PNI. Fomos pioneiros nessa decisão em Goiás. É uma mobilização para salvar vidas”, afirmou.

No entanto, o município deve destinar 30% das doses para a imunização dos grupos prioritários e 70% para as pessoas com idade a partir de 59 anos em ordem decrescente. A mudança em relação à tática utilizada até esta sexta-feira, que priorizava grupos específicos chamados de prioritários, foi feita pelos Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conasems) ao Ministério da Saúde (MS).

A sugestão do Conass e Conasems foi aprovada em âmbito nacional pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em reunião na tarde da última quinta-feira (27). O secretário de estado de Saúdem, Ismael Alexandrino, foi um dos principais promotores dessa ideia que estava em discussão há uma semana.

Onde se vacinar

Os interessados poderão procurar os postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas serão liberadas ainda nesta sexta.

Dia D

Neste sábado, 28, Aparecida realizará o Dia D da vacinação contra a covid destinado a todos os grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa forma, trabalhadores da educação, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, dentre outros, poderão procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas.

A vacinação também ocorrerá nas Unidades de Saúde (UBS) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. As vagas serão liberadas ainda nesta sexta.

A Secretaria de Saúde reforça que neste sábado não haverá Dia D da vacinação contra a Influenza.