Coronavírus

Ocupação UTIs para Covid-19 aproxima Aparecida de um colapso

Taxa de ocupação de leitos da rede pública chega a 97% e UTIs da rede privada está em lotação máxima há 15 dias

A taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 em Aparecida de Goiânia chega a um recorde de 97% de ocupação. A marca nunca havia sido alcançada desde o início da pandemia em 2020. O aumento diário de novos casos da doença em Aparecida mais do que dobrou no município desde o início do último mês. A taxa de ocupação total de UTIs está em 93%.

O crescimento da taxa de ocupação dos leitos no município acompanha a explosão de novos casos da doença e aproxima o sistema de saúde de um colapso.

Segundo Boletim Epidedmiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a rede privada está sem leitos para pacientes com Covid-19 há 15 dias e a taxa de ocupação da rede pública chega a 97%. Aparecida possui 120 leitos de UTI’s exclusivos para pacientes infectados com o Sars-Cov-2.

Leitos

Ocupação dos leitos privados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 em Aparecida de Goiânia está em lotação máxima há 15 dias seguidos. A taxa de ocupação de todos os leitos de UTI para Covid-19 no município chegou a 93% no último domingo (3).

Os números chegam ao cenário mais crítico vivido desde o início da pandemia em 2020. Com a excassez de vagas de leitos para pacientes com Covid-19 e a crescente curva de novos casos e internações, o sistema de saúde do município está à beira de um colapso.

Em um mês, a taxa de ocupação das UTIs públicas de Aparecida teve aumento de 30%. No dia 7 de fevereiro, a taxa de ocupação de leitos públicos exclusivos para Covid-19 era de 67%. No último domingo, esse número saltou para 97%.

Acompanhe a evolução da taxa de ocupação das UTIs em Aparecida no gráfico abaixo:

 

De acordo com dados obtidos pelo Mais Goiás, entre os dias 6 e 7 de fevereiro, Aparecida de Goiânia registrou 102 novos casos de Covid-19. Um mês depois o aparecimento de novos casos da infecção mais do que dobrou na cidade.

Entre os dias 6 e 7 de março, o município registrou 216 novos casos confirmados da infecção causada pelo coronavírus. Ao todo, 739 pessoas já perderam a vida por complicações da doença no município.

Confira a evolução de casos e óbitos por Covid-19 em Aparecida de Goiânia no gráfico abaixo: