Isolamento Social

Aparecida decreta cenário amarelo para risco de Covid a partir desta segunda-feira (12)

A partir da próxima segunda-feira (12), Aparecida mudará do risco alto de transmissão de Covid-19,…

Por falta de acordo em Convenção Coletiva, lojistas de Goiás não podem abrir as portas no feriado
(Foto: Jucimar de Sousa)

A partir da próxima segunda-feira (12), Aparecida mudará do risco alto de transmissão de Covid-19, indicado pelo cenário laranja, para o cenário amarelo, de risco moderado. A decisão foi acertada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida (COE) que usa análises técnicas do quadro epidemiológico do município. A cidade apresenta redução dos casos ativos da doença e menor demanda por leitos de UTI e enfermarias.

A Portaria que estabelece as mudanças de regra no escalonamento foi publicada na última sexta-feira (9) no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município. O Mais Goiás já havia noticiado a decisão do COE desde a reunião do comitê na última terça-feira (13).

Com a volta ao cenário amarelo, a cidade segue com o escalonamento regional onde as 10 macrozonas do município devem ter o comércio fechado apenas uma vez na semana, de segunda a sexta-feira. No novo cenário, todas as macrozonas podem abrir aos sábados, devendo ficar fechadas aos domingos, com exceção dos essenciais.

Segundo o secretário de Saúde de Aparecida e coordenador do COE, Alessandro Magalhães, a mudança do cenário foi possível graças ao aumento do número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermarias na rede de saúde. Além disso, o município apresentou redução do número de casos ativos nos últimos 21 dias.

O COE se baseia em diversos fatores pandêmicos para analisar a matriz de risco do município que dita as regras do escalonamento. As normas para o funcionamento de atividades econômicas no regime de escalonamento para o risco moderado de transmissão da Covid-19 podem ser lidas aqui.