PANDEMIA

Aparecida realiza ‘mutirão de vacinação’ contra covid-19 neste sábado (23)

Prefeitura aguarda mais de 1.200 moradores para receber a primeira dose, em 11 postos

Fila de carros de dois lados em estacionamento. Ao fundo cartaz de vacinação em Aparecida de Goiânia
Mais de 400 mil aparecidenses receberam dose de vacinas contra a Covid-19 (Foto: Enio Medeiros - Divulgação)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia vai realizar um novo ‘mutirão de vacinação’ contra a Covid-19 neste sábado (23). Nesta edição, qualquer morador acima de 12 anos pode agendar a aplicação da primeira dose em 11 postos. A marcação é feita pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da prefeitura. Cerca de 1,2 mil vagas já estão disponíveis na plataforma.

Quem decidir realizar o agendamento poderá escolher os seguintes locais para receber a Dose 1 do imunizante: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos setores Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera, Boa Esperança, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença e a Central de Imunização. As unidades funcionam das 8 às 16 horas e a Central das 8 às 17 horas.

Além disso, a população também poderá ser imunizada com a primeira dose, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa. Aos sábados o local funciona das 8 às 17 horas.

A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Como receber segunda dose de vacina contra Covid-19 em Aparecida?

A aplicação da segunda dose também continua no sábado. O serviço estará disponível em seis postos: drive-thrus do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades, Central de Imunização e as UBSs dos setores Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença. Os drives e a Central funcionam das 8 às 17 horas e as UBSs das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em Aparecida não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Moradores vacinados com a primeira dose da Pfizer e da AstraZeneca até o dia 25 de agosto já podem receber o reforço, independentemente da data prevista no cartão de vacinação para aplicação da segunda dose.

Já a aplicação da segunda dose da Coronavac continua normalmente. A administração do reforço desse imunizante se mantém seguindo a data prevista no Cartão.

Dose de reforço ou terceira dose no mutirão da vacinação

Aparecida de Goiânia também segue aplicando a dose de reforço da vacina (“terceira dose”) em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

O serviço estará disponível em seis postos, sem necessidade de agendamento: drive-thrus do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades, Central de Imunização e as UBS´s dos setores Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença. Os drives e a Central funcionam das 8 às 17 horas e as UBS´s das 8 às 16 horas.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Para os profissionais de saúde, todos aqueles que receberam a segunda dose até 15 de abril já estão aptos a receberem o reforço.

A aplicação da terceira dose ocorre mediante apresentação de documento pessoal, CPF e cartão de vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.