IMUNIZAÇÃO

Aparecida vacina gestantes e puérperas sem comorbidades contra Covid-19

Grupo deve se vacinar apenas com Pfizer e CoronaVac. Imunização é feita por meio de agendamento

Superintendente em Saúde diz que 168 mil pessoas não voltaram para 2ª dose em Goiás
Superintendente em Saúde diz que 168 mil pessoas não voltaram para 2ª dose em Goiás (Foto: Claudivino Antunes/SecomAparecida)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia, nesta terça-feira (22), a vacinação contra a Covid-19 para gestantes e puérperas, independente de laudo e prescrição médica. A ação faz parte de recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Para este grupo, a imunização só ocorrerá mediante agendamento e com as vacinas Pfizer e CoronaVac.

Assim, qualquer moradora da cidade que esteja grávida ou que tenha dado à luz nos últimos 45 dias poderá solicitar a vacinação pelo aplicativo Sáude Aparecida. A ferramenta está disponível para acesso no site da Prefeitura de Aparecida.

No dia e horário marcado, a mulher deve apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e comprovante da gestação ou do parto.

Por conta de recomendações do Ministério da Saúde que preveem aplicação apenas de Pfizer e CoronaVac em gestantes, há a necessidade de agendamento. O serviço só estava disponível para grávidas e puérperas com comorbidades e mediante prescrição médica.

Outros grupos

Além disso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua vacinando contra Covid-19 a população com 46 anos de idade ou mais, sem comorbidades. A imunização para essa faixa etária está disponível em sete postos, dentre eles o drive-thru da Cidade Administrativa, que não exige agendamento.

Quem preferir se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo Saúde Aparecida.