PANDEMIA

Apenas metade das crianças se vacinaram contra Covid-19 em Aparecida (GO)

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia alcançou apenas 50% do público-alvo para…

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia alcançou apenas 50% do público-alvo para a primeira dose dentre as crianças de 5 a 11 anos. O número é considerado insuficiente pela Secretaria Municipal de Saúde, que alerta para a necessidade de as crianças receberem a imunização contra o coronavírus Sars-Cov-2. A pasta estima que a cidade tenha 58.545 crianças de 5 a 11 anos.

Segundo dados da pasta, foram 29.318 imunizantes pediátricos D1 aplicados. Quando o assunto é o esquema básico, o nível é ainda mais preocupante. Apenas 12.370 crianças se vacinaram com duas doses contra a Covid-19, representando 21,12% do grupo.

O quadro é considerado ruim pela pasta. Já que a estratégia de vacinação é coletiva, com meta de imunização de 90% do público-alvo.

A vacinação para crianças entre 5 e 11 anos teve início no dia 24 de janeiro deste ano em Aparecida. No entanto, houve campanha de desinformação promovida de forma extraoficial, mas com ajuda de autoridades do governo federal, de modo que gerou dúvidas na população sobre a vacinação.

Cientistas e profissionais de apontam que são raros os casos de efeitos adversos e na sua maioria são eventos leves que não levam a hospitalizações, a problemas de longo prazo ou a óbito. “Alertamos, porém, que o risco de complicações da Covid-19 entre crianças e adolescentes não deve ser menosprezado. A experiência de vários países que iniciaram há mais tempo a vacinação nesta faixa etária, mostra que as hospitalizações, em consequência da doença, foram mais comuns entre as crianças não vacinadas”, diz nota do Conselho Nacional de Saúde.

Onde se vacinar

Crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas contra o coronavírus na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas UBSs dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.