Após denúncia, prefeitura multa responsável por retirada irregular de árvores no setor Bueno
Equipamentos utilizados na atividade irregular foram apreendidos e uma multa de mais de R$ 10 mil foi aplicada
Um vídeo enviado ao Mais Goiás mostra o corte de árvores às margens do córrego Vaca Brava, no setor Bueno, em Goiânia, e motivou uma denúncia de possível desmatamento em área de preservação ambiental. As imagens foram gravadas na segunda-feira (26) e indicavam o uso de motosserra no local. Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) informou que uma vistoria seria realizada nesta terça-feira para verificar a situação. Durante a fiscalização, a equipe flagrou a retirada sem autorização de unidades arbóreas em Área de Preservação Permanente (APP).
De acordo com a secretaria, independentemente de ser uma área ser particular, qualquer intervenção em APP precisa de autorização dos órgãos ambientais competentes. Como resultado da vistoria, os equipamentos utilizados na atividade irregular foram apreendidos e foi aplicada uma multa superior a R$ 10 mil ao responsável pelas infrações ambientais.
Segundo o morador, a situação não é recente. Ele afirma que houve uma paralisação momentânea, provavelmente em razão de uma vistoria realizada há cerca de 15 dias. No entanto, a intervenção foi retomada. “Está a todo vapor a motosserra trabalhando aqui”, comentou.

A Sefic também pontuou que já havia atendido uma ocorrência semelhante na área em novembro do ano passado. Segundo a pasta, a situação consistia no corte de bambus localizados em uma área privada.
- Iphan condena prefeitura pelo corte de árvores protegidas em nível federal na Praça Cívica
- Caminhões da Equatorial Goiás são apreendidos após mutilar árvores em Aparecida de Goiânia