COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Após descartar suspeita de gripe aviária, Zoológico de Goiânia reabre nesta quinta-feira (12/6)

Exame em amostras do cisne negro, que morreu no domingo (8/6), descarta qualquer possibilidade da doença

Zoológico: reabertura após gripe aviária ser descartada (foto divulgação)

O Zoológico de Goiânia reabre nesta quinta-feira (12/6) após o exame laboratorial realizado em amostras de um cisne negro do Zoológico de Goiânia ser negativo para o vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), segundo laudo da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O teste foi realizado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Mapa, em Campinas (SP).

A Agrodefesa informou que o laudo foi concluído dentro do prazo previsto, descartando a suspeita inicial. A investigação epidemiológica se encerrou após uma nova vistoria técnica da agência.

A ave morreu no domingo (8/6) e, imediatamente, a administração do parque notificou a agência goiana e adotou as medidas zoossanitárias necessárias, seguindo os protocolos do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Como medida preventiva, o zoológico ficou fechado enquanto não havia o resultado do exame.

Durante este período, equipes técnicas permaneceram atuando em regime de plantão no local para monitoramento das aves e reforço dos protocolos sanitários existentes. O parque volta a funcionar com total segurança zoosanitária para as espécies que lá habitam e os seus visitantes.