cachu

As 25 melhores cachoeiras de Goiás segundo as avaliações de visitantes; veja imagens

Confira a lista e se prepare para curtir belas paisagens, vistas incríveis e uma água geladinha

As 20 melhores cachoeiras de Goiás segundo as avaliações dos visitantes Confira a lista e se prepare para curtir belas paisagens fotos
Cachoeira Salto do Paraguassú (Foto: Reprodução/Goiás Turismo)

Goiás é um estado privilegiado pela natureza, com paisagens que encantam turistas do Brasil e do mundo todo. E quando o assunto é ecoturismo, as quedas d’água se destacam como os destinos mais procurados. Pensando nisso, preparamos uma lista com as 25 melhores cachoeiras de Goiás segundo as avaliações dos visitantes no site de viagens Tripadvisor, uma das plataformas mais acessadas quando se trata de experiências reais de usuários.

1. Complexo do Canjica – Cavalcante

Inclui várias quedas com água cristalina, muito requisitadas por visitantes. “Poços cristalinos, uma piscina natural borda infinita e finalizando com cachoeira deslumbrante da Canjica. O complexo é maravilhoso, poços lindos, vista de tirar o fôlego e trilha de complexidade baixa”, comentou um internauta.

2. Catarata dos Couros – Alto Paraíso

Complexo com várias quedas e paisagens incríveis. “Melhor passeio da Chapada. Paisagens lindas e energia única destacam este lugar. Banho de rio e cachoeira imperdíveis”, escreveu um internauta. “A visita às cataratas dos Couros foi maravilhosa. Fotos e vistas incríveis”, é outro comentário.

3. Cachoeira Santa Bárbara – Cavalcante

Vista por muitos como uma das mais belas do Brasil, sua água esverdeada encanta visitantes. “Essa cachoeira é realmente peculiar, foi esculpida com suavidade e possui beleza única. As águas incrivelmente azuis e não tão geladas e a areia branquinha no fundo são um convite irrecusável ao deleite”, comentou uma visitante.

4. Cachoeira do Rosário – Pirenópolis

Famosa por sua trilha agradável e a queda principal impressionante. “Foi simplesmente incrível! Desde o início, tudo foi muito bem organizado, com trilhas acessíveis, sinalizadas e adequadas para todas as idades. A beleza natural é impressionante e tornou a experiência mais especial”, é um dos comentários no Tripadvisor.

5. Cachoeira Carioquinhas – Vila de São Jorge

“Não é a cachoeira mais bonita que visitei na Chapada, mas é a de mais difícil acesso. A trilha até a cachoeira é íngreme, cheia de pedras, requer esforço, preparo e coragem”, alertou um turista. “A cachoeira é muito bonita e tem diversos pontos de banho tranquilos. A parte dos Cânions que também é legal”, disse outro.

6. Cachoeira do Capivara – Cavalcante

Incluída entre as mais belas da região, com piscinas naturais. “A cachoeira é bem bonita e gelada. Rende belas fotos. Indico visitar no mesmo dia de Santa Bárbara e Candaru. Local muito bonito com uma variedade de poços para banho. A trilha é um pouco difícil mas vale 100% a pena”, comentou um turista.

7. Cachoeira dos Dragões – Pirenópolis

Complexo com múltiplas quedas; estrutura boa para banho. Na lista das melhores cachoeiras de Goiás, um turista opinou: “Lugar lindo, vale muito a pena fazer a trilha completa e conhecer as 8 cachoeiras. A estrada de terra não é muito boa para carro baixo, mas o caminho tem uma vista muito bonita”.

8. Cachoeira do Segredo – Vila de São Jorge

Trilha bem sinalizada e queda preservada; tranquilidade garantida. “A estrada de terra para chegar é bem sinalizada, o estacionamento organizado, e as trilhas muito bem conservadas. A cachoeira é linda. No caminho tem vários pontos de banho com água cristalina. Uma ótima experiência”, é um dos comentários no Tripadvisor.

9. Cachoeira do Itiquira – Formosa

Uma das maiores quedas do país, com 169 m, protegida por parque municipal. “Um espetáculo de cachoeira. Fácil acesso pela unidade de conservação e trilha calçada de 450 até o poço. A queda é impressionante. O parque do itiquira é uma obra prima, um lugar sensacional para passar o dia. Ótimo contato com a natureza, água fria mas muito revigorante”, opinou um turista.

10. Cachoeira Almécegas I – Alto Paraíso

Formada por uma queda de cerca de 45 m e poços naturais deliciosos. “Cachoeira excelente pra banho Bonita pra fotos também. uma das mais impressionantes da região. Forma um grande poço de águas cristalinas e oferece mirantes naturais com vistas incríveis”, escreveu um internauta.

11. Cachoeira do Abade – Pirenópolis

Possui boa estrutura, trilha fácil e cinco quedas em um único parque. “São duas opções de trilhas, sendo que uma curta que já leva a Cachoeira do Abade e outra trilha em formato de circuito tem 2,5km e passa por mirantes e outros 2 poços de banho. Os poços de banho são excelentes para famílias com crianças, pois tem boa área rasa”, opinou um turista.

12. Cachoeira do Prata – Cavalcante

“O complexo do prata é realmente muito belo. Não é uma trilha fácil, mas o paraíso não é de graça”, escreveu um turista. Outro comentou: “7 cachoeiras maravilhosas a ultima é o Rei do Prata, linda mas exige um melhor preparo fisico. Enfim o complexo do Prata possui a maior beleza natural de toda a chapada”.

13. Cachoeira Loquinhas – Alto Paraíso

Também está entre as melhores cachoeiras de Goiás. Águas transparentes e deck de madeira facilitam o acesso. “Lugar maravilhoso! Bem perto do centro de Alto Paraíso. Muito boa infraestrutura, as trilhas são bem sinalizadas, impossível de se perder. Os poços são simplesmente maravilhosos, água cristalina (e gelada!)”, comentou uma visitante.

14. Cachoeira Santa Maria – Pirenópolis

Localizada na Reserva Vargem Grande, com trilha leve e infraestrutura. “Lugar incrível, trilha bem sinalizada, lugar limpo e de fácil acesso”, comentou um. Outro, no entanto, já não gostou muito: “Cachoeiras bonitas, mas nada especial. O local não oferece muita estrutura, não há cuidado com as instalações e nada que justifique o valor cobrado. Há cachoeiras muito mais bonitas por preço inferior”.

15. Cachoeira Almécegas II – Alto Paraíso

Os turistas elogiaram: “Achei realmente gostosa essa cachoeira, apesar de ser tão gelada. A trilha é tranquila e a descida para água é fácil. Água cristalina. Uma profundidade perfeita para o banho, pedras para se esquentar no Sol o dia inteiro. A parte superior onde formam pequenas piscinas e um pedaço do paraíso”.

16. Cachoeira Paraíso – Pirenópolis

Três quedas com poços naturais, excelente para passeio em família. “Lugar muito bonito, com uma grande variedade de opções de lazer e descanso. Além da Cachoeira Paraiso, há as Cachoeiras Lobo e Lage (após de uma trilha que sobe a montanha) e várias piscinas naturais”, disse um turista.

17. Cachoeira Bonsucesso – Pirenópolis

Trilha curta que leva a seis quedas ideais para banho. “Lugar incrível! Excelente experiência com crianças. Água gelada, mas dá pra arriscar um mergulho especialmente na última queda. A trilha é moderada e requer um mínimo preparo. Ir de tênis”, é um dos comentários.

18. Poço Encantado – Teresina de Goiás

Um visitante elogiou: “A cachoeira é excelente, com acesso super fácil, até para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. A cachoeira é muito bonita, cheia de peixes”. Porém, outro comentou: “Os funcionários não querem trabalhar. O porteiro demonstrou má vontade ao responder nossas dúvidas, super arrogante, desanimou um pouco a gente”.

19. Cachoeira dos Cristais – Cavalcante

Belíssima queda d’água e clima de sossego. “Boa escolha se você tem meio dia, com crianças e quer algo próximo de Alto Paraíso. Pequena caminhada e grande escolha de cachoeiras para desfrutar” opinou um. “A vista é bacana, ainda que no período de chuva. Valeu a pena!”, escreveu outro.

20. Cachoeira Saltos do Rio Preto – Alto Paraíso de Goiás

“Vale muito a pena o banho entre a cachoeira do garimpão e o salto de 120, vista linda 360 graus. A trilha é relativamente fácil e muito bem sinalizado. A vista do alto é de tirar o fôlego. Clássico passeio dentro do Parque Nacional”, elogiou um avaliador.

Mais cinco cachoeiras lindas de Goiás!

Cachoeira Salto do Paraguassú – Baliza

Muitos elogiam a vista e a natureza local. “A cachoeira é deslumbrante e a energia do local é diferente de muitos outros lugares. É o lugar mais surreal da vida. De facil acessibilidade, muito bonita, tem uma energia revigorante… Pra lavar a alma. Além de ter outra cachu que cai muito proximo”, comentou um visitante no TripAdvisor.

Cachoeira dos Macaquinhos – Alto Paraíso

“Lugar incrível, com paisagens paradisíacas, mergulhos deliciosos. Uma imersão em um cenário de cerrado exuberante”, “O acesso de carro baixo é difícil. Somente veículo quatro por quatro” e “Várias cachoeiras impressionantes, mas a gestão do local deixa a desejar mesmo cobrando ingresso”, são alguns dos comentários.

Cachoeira das Araras – Pirenópolis

Menos frequentada, ótima para quem busca silêncio e conexão com a mata. Turistas opinaram: “A cachoeira em si não tem uma queda alta, mas é um bom local para passar algumas horas” e “O local apresenta boa estrutura para famílias. Trata-se da cachoeira com menor preço para a entrada. Trilha agradável”.

Cachoeira da Meia‑Lua e da Usina – Pirenópolis

Formam um conjunto com boa estrutura para banho. “Cachoeiras lindas e agradáveis. 100m de trilha sem dificuldade, tem uma estrutura de acesso boa com ponte de madeira e calçamento de pedra” disse um turista. “As cachoeiras são sensacionais e há várias piscinas naturais, especialmente a Meia Lua”, escreveu outro.

Cachoeira do Label – São João d’Aliança

“Os últimos 300 metros da trilha são de nível difícil, mas vale demais, pois é uma das cachoeiras mais lindas da Chapada dos Veadeiros. Para mim, a mais linda”, comentou uma turista. “Uma cachoeira incrível, superou todas as minhas espectativas, uma queda de quase 200 metros de altura”, elogiou outra.