CAPITAL

Assim como na 3ª, de domingo para 2ª também choveu 65 mm em Goiânia, mas em 10 horas

Tempestade que causou estragos na capital concentrou precipitação em 1 hora

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Na noite da última terça-feira (21), Goiânia foi atingida por uma forte chuva e registrou 65,8 mm de precipitação em cerca de 1h na região Noroeste (Jardim Curitiba), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O resultado: alagamentos, quedas de árvores e estragos na rede elétrica e motociclistas arrastados pela enxurrada. De domingo (19) para segunda (20), também houve uma chuva de 65 mm, mas durante o período 10 horas.

De domingo para segunda, o montante de 65 mm ocorreu de 23h às 9h, na região Leste. No mesmo período, foram 17,4 mm no Santa Genoveva (Norte), 45,8 no Balneário Meia Ponte (Norte), 35,4 mm no Perim (Noroeste), 57,2 mm no Jardim Curitiba (Noroeste), 38,7 mm no Leste Universitário e 33 no centro.

Em relação as fortes chuvas de terça, o volume em 1 hora nas demais regiões também foi alto. Na sequência aparecem as regiões Norte (Balneário Meia Ponte), com 45,8 mm; Sul com 40 mm; Noroeste (Perim), com 37, 6 mm e Leste (12,0 mm). As rajadas de vento foram em torno de 55 km/h.

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o tempo de duração da chuva fez a diferença no impacto na cidade. Além disso, na terça-feira ele explica que houve a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, característica de tempestade.

“São nuvens grandes, que crescem mais verticalmente do que horizontalmente. A formação dessas nuvens fez com que houvesse a extrapolação de chuva prevista. Foi uma chuva rápida e localmente forte em algumas regiões”, disse.