RESTAURAÇÃO

Basílica de Trindade passará por reforma e deve ser entregue até a próxima romaria

O projeto prevê a construção do átrios, varanda, elevador e banheiros

Imagem do Santuário Basílica de Trindade
Basílica de Trindade passará por reforma e deve ser entregue até a próxima Romaria (Foto: Reprodução/ Santuário Basílica)

A Basílica de Trindade irá passar por uma reforma na fachada externa para trazer mais beleza à construção, conforto e acessibilidade aos fiéis. A previsão é que a obra termine até a Romaria do Divino Pai Eterno do ano de 2026. Esta ação foi divulgada durante uma missa realizada em 1° de novembro e busca ainda proporcionar melhores condições de acolhimento aos fiéis e peregrinos, para fortalecer a experiência de fé, oração e devoção no espaço.

O projeto, assinado pelo arquiteto João Martins, prevê a construção do átrio, varanda, elevador e banheiros, além de reformular paredes externas, tudo de forma simultânea. Conforme a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), a intervenção tem o objetivo de preservar e aprimorar a estrutura, garantindo a conservação do patrimônio físico e espiritual do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

A Basílica de Trindade é a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI concedeu o título ao Santuário e, em 18 de novembro de 2006, se deu a instalação da Sacrossanta Basílica.

Ela é apresentada unida ao conceito de casa, a “Casa do Senhor”, lugar de reunião dos fiéis. Assim, fazendo referência ao “Palácio Real do Céu” ou ao “Reino dos Céus”. Nos dias atuais, nem todas as igrejas em que se reúnem os fiéis mantêm a arquitetura que caracterizava as basílicas antigas. O termo aplica-se a igrejas que têm esse título por uma tradição imemorial ou, atualmente, por concessão do Papa.

LEIA TAMBÉM: