Black Friday: veja o que promete atrair a atenção dos consumidores em Goiás
Representantes de diferentes segmentos apontam quais produtos devem liderar procura na última sexta-feira de novembro
Com a chegada da Black Friday, comerciantes de diferentes setores se preparam para atender a uma demanda crescente. Conforme apurado pelo Mais Goiás, a expectativa é de aumento expressivo nas vendas, impulsionado pelo interesse do consumidor em ofertas e pela proximidade do fim do ano. A reportagem conversou com representantes de segmentos variados da economia goiana para levantar quais produtos devem liderar a procura na última sexta-feira de novembro.
Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, itens com preço médio entre R$ 100 e R$ 150 devem concentrar a maior parte das vendas. Ele explica que, nesta época, muitos consumidores já buscam presentes, o que fortalece setores como vestuário, cosméticos e tecnologias de menor valor agregado.
Para o presidente da Fecomércio Jovem, Emerson Tokarski, o leque de produtos de maior interesse é ainda mais amplo. Além dos citados por Baiocchi, ele destaca que eletroeletrônicos como smartphones, TVs e notebooks devem ter forte procura. Itens para casa, como móveis, objetos de decoração e pequenos eletrodomésticos, também devem se destacar. “E, claro, delivery e gastronomia, que vêm adotando promoções fortes e atraindo novos clientes”, comenta. Tokarski chama atenção ainda para os calçados, que, segundo ele, têm “forte apelo na Black Friday goiana”.
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Na Região da 44, um dos maiores polos comerciais do estado, a expectativa se concentra no jeanswear e na moda praia. De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), Sérgio Naves, é perceptível “um movimento crescente nesses setores, com foco na qualidade, inovação de produtos e retomada do consumo físico fora das plataformas digitais”.
O presidente do Sindilojas, José Reginaldo Garcia, afirma que o consumidor goiano tem entendido melhor o propósito da Black Friday, percebendo que se trata de uma liquidação voltada à renovação de estoque. Segundo ele, “todo o varejo nos últimos anos tem passado por grandes transformações, isso faz com que todos os segmentos participem da Black Friday, como por exemplo o setor de serviços. Os eletroeletrônicos seguem na liderança pela procura, seguidos por calçados e confecções”.
Termômetro para o Natal
Para os empresários, o desempenho da Black Friday tem funcionado como um indicativo importante para o comércio de fim de ano. Baiocchi explica que “o comércio e o varejo usam essa data como termômetro porque eles conseguem, a partir dela, fazer uma medição do estoque. Isso acaba revelando se a situação está adequada para o Natal e, caso não esteja, abre margem para que o empresário se organize de olho no período natalino. O Natal continua sendo a melhor data para o comércio, e a Black Friday acabou estendendo esse período de compras”.
Tokarski reforça que a data ajuda os lojistas a compreender o comportamento do consumidor: “Ela nos ajuda a identificar quais categorias vão performar melhor e também serve para ajustar estratégias de estoque e atendimento. Em geral, quando temos uma Black Friday forte, o comércio goiano tende a fechar o ano com um Natal mais aquecido”.
Como fisgar o cliente
Segundo Tokarski, os lojistas têm apostado em três grandes frentes para impulsionar as vendas. A primeira é a antecipação das ofertas, por meio do “Esquenta Black Friday”, que já ocorre desde o início do mês em Goiânia. Outra aposta é a melhoria da experiência do consumidor, com horário estendido, reforço no atendimento, condições de pagamento mais acessíveis, parcelamento sem juros e políticas de troca mais transparentes.
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O terceiro ponto é o investimento no digital. “Mesmo quem compra na loja física pesquisa antes online, então os lojistas estão investindo mais em redes sociais, WhatsApp, anúncios geolocalizados e integração entre estoque físico e online. O lojista que comunica bem e facilita o processo de compra tende a se destacar. Além disso, ações de engajamento como cupons, cashback, brindes e combos especiais têm funcionado muito bem na região”, afirma.
Na Região da 44, essas estratégias são ainda mais evidentes. Sérgio Naves destaca que os lojistas oferecem “promoções válidas somente neste dia, além da nossa campanha anual Show de Prêmios, que vai sortear 1 carro, 10 motos, 10 celulares e 11 vales-compra de R$ 1.000 para serem utilizados nas lojas participantes. Diversos empreendimentos da região também estarão oferecendo descontos realmente atrativos para a Black Friday”, diz.