“Campinas é uma cidade dentro de Goiânia”, diz homem que mora no bairro há 51 anos
Bairro completa 215 anos de existência nesta terça-feira (8/7)
Com um olhar nostálgico e cheio de orgulho, Jorge Luiz de Castro, de 59 anos, relembra com carinho as mudanças que presenciou no Bairro Campinas, em Goiânia, ao longo das últimas cinco décadas. Morador do local há 51 anos, ele acompanhou de perto o crescimento e a transformação da região, que completa 215 anos de existência nesta terça-feira (8/7).
“Era bem mais tranquilo, não tinha esses prédios, o comércio era menos, era só os atacadistas e a antiga avenida Bahia Alberto Miguel”, conta Jorge. “Hoje melhorou demais, a Matriz, a José Hermano, hoje evoluiu demais.”
LEIA TAMBÉM: Campinas 215 anos: O bairro que ajudou a construir Goiânia viu a sua própria história se perder no tempo
Entre lembranças da infância e da juventude, ele descreve um tempo em que a vida era mais simples e o bairro tinha um ar de interior. “Já tinha a Matriz, aí construíram a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao lado. Aqui no Gustavo Ritter era a casa dos padres. A gente jogava bola onde hoje é o ginásio, era tudo fechado. A gente pulava o muro, pegava fruta. Era muito bom.”
Mesmo com as mudanças e o crescimento urbano, Jorge afirma que o amor pelo bairro continua o mesmo. “Eu gosto daqui, tenho só lembranças boas. Brincar, ficar tranquilo com os amigos… Campinas ainda é muito bom, eu não troco isso aqui por nada. Gosto muito de Campinas.”
Ele reconhece que o bairro ficou um pouco mais violento com o passar dos anos, mas enxerga isso como parte do desenvolvimento. “Ficou um pouquinho mais violento, mais perigoso, mas é a evolução, né?”, disse.
Para ele, Campinas é muito mais do que um bairro: “Campinas tem de tudo, você não precisa sair daqui para nada. É uma cidade dentro de Goiânia. A gente fica muito feliz de fazer parte dos 215 anos de Campinas. Que venham mais 215 anos.”
Sobre o aniversário de Campinas, leia também: