Perigo na água

Canoa com cinco pessoas afunda nesta segunda (22) em Aruanã

Uma canoa com cinco pessoas afundou na tarde desta segunda-feira (22) no Rio Araguaia, na…

Uma canoa com cinco pessoas afundou na tarde desta segunda-feira (22) no Rio Araguaia, na altura do município de Aruanã, a 314 km da capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu perto da Praia do Cavalo, próximo a um posto de observação da corporação. Todas as pessoas foram resgatadas sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros utilizou um drone para auxiliar no trabalho de resgate. A ação foi facilitada pelo fato de todos os tripulantes estarem com coletes salva-vidas. A suspeita é que a canoa virou por causa do excesso de bagagens, pois a embarcação respeitava o limite máximo de passageiros.

Esse é o terceiro acidente dessa natureza durante a temporada do Araguaia. No dia 6 de julho uma canoa com nove pessoas virou devido ao excesso de peso em Britânia, a 325 km da capital. Outro caso aconteceu pelo mesmo motivo também em Aruanã, com oito pessoas no barco.

Operação Férias Turista Seguro

Em todas as situações, ninguém se feriu graças ao uso do colete salva-vidas. O Corpo de Bombeiros orienta todos os turistas a utilizarem este que é o principal item de segurança durante a temporada de praias.

De acordo com a corporação, um bom salva-vidas deve ter flutuabilidade, ter modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

O uso de drones para auxiliar nos resgates também é uma novidade nesta temporada. Além das cadeiras anfíbias, para permitir o acesso de cadeirantes, pessoas com deficiência e idosos às praias do Rio Araguaia.

As inovações incorporam as ações já conhecidas de conscientização, com a distribuição de panfletos e folderes educativos. O Corpo de Bombeiros realiza a operação há 40 anos e envolve 350 militares nos municípios de  Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves.