Chef cria receita de massa com pequi a pedido do embaixador da Itália, em visita a Goiânia
O festival será realizado entre 9 e 12 de dezembro
Uma combinação entre a cozinha italiana e os sabores do Cerrado vai marcar a primeira edição da Semana da Gastronomia Italiana em Goiânia. O festival será realizado entre 9 e 12 de dezembro, no horário de almoço, no Cora Restaurante-Escola da unidade do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A pedido do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o evento incluirá um prato especial preparado com molho de pequi, fruto símbolo da culinária goiana.
O pedido por uma massa com molho de pequi foi feito ao presidente da Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, durante um encontro nesta segunda-feira (1º). Quem assumiu a criação do prato foi o chef Danilo Campos, assessor de gastronomia do Sesc e do Senac Goiás. Em menos de 24 horas, ele desenvolveu o Penne do Cerrado, que será apresentado ao público durante o festival.
A criação traz penne envolto em bechamel de pequi, finalizado com parmesão e queijo meia-cura. Sobre a massa, são servidos cubos de filé de peito grelhado, tomatinhos confitados e baru em duas versões: tostado e transformado em uma demiglace encorpada, que adiciona textura e profundidade de sabor. O prato é finalizado com salsa crespa e caviar de manjericão, que garantem frescor e camadas aromáticas.
“Fiquei feliz com a solicitação porque representa exatamente o que buscamos: unir técnica italiana com ingredientes regionais”, afirma o chef Danilo, que também é responsável pelo Cora Restaurante-Escola, onde o festival será realizado.
Semana da Gastronomia
Esta é a primeira edição da semana temática promovida pelo Senac e pela Fecomércio Goiás. Durante os quatro dias de festival serão servidos entrada, prato principal e sobremesa diferentes, inspirados na culinária italiana com um toque regional. Ao Mais Goiás, o chef Danilo explicou que a intenção é incluir outras embaixadas em ações semelhantes em 2026, ampliando o intercâmbio cultural e gastronômico.