Mais estragos

Chuva derrubou o muro de uma casa no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia

As fortes chuvas que atingiram a capital nesta terça-feira (21) não causaram estragos somente nas…

Chuva derruba o muro de uma casa no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia
Chuva derruba o muro de uma casa no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia

As fortes chuvas que atingiram a capital nesta terça-feira (21) não causaram estragos somente nas vias públicas. Muitas residências também foram danificadas durante a tempestade. Foi o caso de Lucas Bailão de Lima, morador do Conjunto Vera Cruz. O muro da casa dele foi derrubado pela enxurrada. Em um vídeo enviado pelo morador ao Mais Goiás é possível ver que o muro dua chácara foi completamente destruído. Confira abaixo:

“Estragou o muro e o portão, que caiu”, disse o morador. “Além disso, entrou muita lama no quintal e na casa. Passei a noite toda limpando quintal e casa. Mas o maior estrago foi no asfalto. Arrebentou tudo”, ressaltou.

Lucas mora na Avenida Argentino Monteiro e disse ao Mais Goiás que o problema com a enxurrada é bastante recorrente na região, mas que dessa vez o estrago foi maior. “Aqui já tem o histórico de muita chuva, muita lama, e os bueiros que tem aqui não comporta [sic]. Daí veio a chuva num volume muito alto. Derrubou meu muro e fez um estrago no asfalto. Foi feio”, concluiu.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) comunicou que os problemas no asfalto causados pelas chuvas estão sendo solucionados de acordo com a complexidade. A pasta ressaltou, também, que colocou toda a equipe para fazer os reparos no menor espaço de tempo possível.

Responsabilidade

O Procurador-Geral do Município de Goiânia, Brenno Marques, afirmou que danos causados em imóveis privados devido a desastres naturais não geram responsabilidade imediata do poder público. A exceção é quando há eventual omissão em realizar uma conduta preventiva, o que, na opinião de Brenno, não há neste caso.

“É como uma árvore que cai em cima de um carro”, exemplificou. “É preciso verificar se foi omissão da Prefeitura em realizar a poda das árvores ou se foi algum evento da natureza, como ventos fortes, por exemplo”.

A chuva e os danos

Os danos nas vias públicas se espalharam pela cidade. Uma matéria publicada pelo Mais Goiás mostrou vários danos causados no Recreio Panorama, Bairro Goiá, Jardim Nova Esperança, Setor Goiânia Viva e Parque Industrial João Braz. Em vários desses locais as ruas ou pontes foram interditadas.