Exame nacional

Começa hoje: o que todo estudante precisa saber antes das provas do Enem 2025

Os candidatos devem ficar atentos às regras do exame. O descumprimento de qualquer uma delas pode levar à eliminação do participante

Imgem mostra estudantes aguardando abertura dos portões
Primeiro dia de provas ocorre neste domingo, 9 (Foto: Marcelo Camargo ABR)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre neste domingo (9/11), e os candidatos devem ficar atentos às regras do exame. O descumprimento de qualquer uma delas pode levar à eliminação do participante. As mesmas normas valem para o segundo dia do exame, previsto para o próximo domingo (16/11).

Para fazer a prova, é obrigatório apresentar, por exemplo, um documento oficial com foto. Não serão aceitos documentos que não contenham o retrato do candidato ou cópias. Desde a edição de 2024, passou a ser aceita a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação do cidadão e ajuda a evitar fraudes.

SAIBA MAIS:

Além da CIN, também são válidos o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade (antigo RG), desde que acessados pelo aplicativo oficial do governo. O candidato também pode utilizar o aplicativo CNH Digital como forma de identificação.

As regras do Enem 2025 também dizem que prints ou qualquer outro tipo de captura de tela não serão aceitos. Com isso, o documento precisa ser exibido diretamente no aplicativo. A recomendação é que os estudantes instalem e testem o funcionamento desses aplicativos com antecedência, evitando imprevistos nos minutos que antecedem o início da prova.

Objetos

A caneta escolhida a realização da prova deve ser esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Canetas de outras cores, como azul, não serão aceitas.

Antes de entrar na sala, o candidato deve guardar em um envelope porta-objetos todos os itens não permitidos durante a aplicação: livros, manuais, anotações, óculos escuros, protetor auricular, bonés, chapéus, viseiras e gorros.

O envelope deve permanecer lacrado e identificado debaixo da carteira, do início até a saída definitiva do local de provas.

O uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, relógios inteligentes, fones de ouvido e similares, é proibido. Esses aparelhos devem ser desligados e guardados no envelope antes da entrada na sala.

Os participantes podem levar lanches e medicamentos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala antes do início da prova.

VEJA TAMBÉM:

Durante a aplicação

A partir das 13h, no horário de Brasília, fica proibida a comunicação entre os candidatos, seja verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio. A aplicação terá 5h30 de duração. O candidato não pode se ausentar da sala sem o acompanhamento de um fiscal. E a saída definitiva só é permitida após duas horas do início da prova.

A Operação Enem 2025 conta com o apoio de policiais militares de 62 municípios goianos, cobrindo 450 locais de prova. Eles farão desde a escolta dos veículos dos Correios até o policiamento ostensivo nos locais de aplicação.

Depois das provas

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras, conforme as instruções apresentadas Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, na página do Enem até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem, mediante acesso com login único, no canal do participante. Os resultados individuais não serão divulgados em outros meios de comunicação e somente o participante poderá autorizar a utilização de seus resultados para fins de publicidade e premiação.