Comerciantes reclamam de sujeira causada pelo projeto ‘Ocupa o Centro’ em Goiânia
Evento acontece às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados
O projeto cultural Ocupa o Centro, que interdita um trecho da Rua 8 entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4 aos finais de semana para atividades artísticas e funcionamento de bares, tem gerado reclamações de comerciantes da região. Segundo eles, a iniciativa provoca acúmulo de lixo, vômito e urina nas calçadas, o que dificulta a rotina dos estabelecimentos comerciais.
A interdição ocorre às sextas-feiras, a partir das 18h, e se estende pelos sábados, domingos e feriados. Conforme a prefeitura de Goiânia, a ideia é transformar o espaço em um ponto de lazer com mais segurança.
No entanto, comerciantes relatam enfrentar dificuldades com a manutenção da limpeza no setor Central. Flávio Costa, proprietário de uma loja de instrumentos musicais na região desde 2008, disse que precisa lidar com lixo, vômito e mau cheiro de urina nas calçadas. “Não temos nem paz para trabalhar mais. Quando chegamos para abrir a loja, sempre encontramos sujeira e precisamos varrer toda a rua”, explicou.
Segundo ele, a coleta realizada pelo Limpa Gyn ocorre aos sábados, após as 10h da manhã, mas, até esse horário, os comerciantes já realizaram a limpeza do local por conta própria. “O lixo acaba ficando na rua durante todo o dia, porque a coleta é noturna”, acrescentou Flávio.
Diante da situação, o Consórcio Limpa Gyn esclareceu ao Mais Goiás que, em apoio ao projeto Ocupa o Centro, instalou um contêiner na Rua 8 para o descarte correto do lixo produzido no local. “Se houver necessidade, outros reservatórios serão colocados para centralizar o descarte de resíduos, até que a coleta noturna do caminhão seja realizada. Cada contêiner tem capacidade de 1 mil litros”, informou o consórcio.
Ainda segundo o Consórcio, após as reclamações mencionadas pela reportagem, “a equipe de coleta domiciliar providenciará a instalação de outro contêiner, conforme necessidade revelada.”
LEIA TAMBÉM:
- Cine Ritz é alvo de vandalismo após fechamento da rua 8 em Goiânia, dizem proprietários
- Mabel aposta em novos empreendimentos para repovoar e revitalizar o Centro de Goiânia
