SAÚDE

Criança com suspeita de doença rara aguarda transferência em Goiânia

Pedido de transferência pelo SUS já foi feito, mas a vaga ainda não foi liberada

Criança segue internada no HECAD (Foto: Reprodução)
Criança segue internada no HECAD (Foto: Reprodução)

O menino Carlos Davi Cardoso da Silva, de 8 anos, está internado desde o dia 2 de fevereiro de 2025 no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. Ele foi diagnosticado com uma doença rara, mas ainda precisa de exames complementares e acompanhamento especializado para obter um diagnóstico definitivo e iniciar o tratamento adequado.

A ressonância magnética do encéfalo revelou alterações na substância branca do cérebro, compatíveis com leucodistrofia ou outras enfermidades metabólicas graves, como doenças mitocondriais e aminoacidopatias. No entanto, o exame não foi conclusivo e Carlos Davi necessita de uma avaliação mais detalhada, que não pode ser realizada em Goiânia devido à falta de estrutura especializada na região.

O pedido de transferência pelo SUS já foi feito, mas a vaga ainda não foi liberada. Enquanto isso, o menino permanece sob os cuidados da equipe médica e multiprofissional do Hecad.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que a criança recebe toda a assistência necessária no hospital. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que Carlos Davi foi incluído na fila para consulta no ambulatório de doenças raras da Apae. Segundo a pasta, a partir da avaliação do especialista e do fechamento do diagnóstico será definido o tratamento mais adequado para o caso.