SAÚDE

“Cuidados são os mesmos”, diz Secretaria de Saúde de Goiás sobre avanço da ômicron

A SES-GO confirmou 16 novos casos da variante ômicron no estado de Goiás e número já chega a 38, com 4 em Goiânia

A SES-GO confirmou 16 novos casos da variante ômicron e número já chega a 38, com 4 em Goiânia (Foto: Agência Brasil)

O governo de Goiás confirmou, nesta quinta-feira (30), 16 novos casos da variante ômicron da Covid-19. Agora, são 38 confirmações da nova cepa no estado. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) destacou que os cuidados com a nova cepa “são os mesmos adotados para todas as demais variantes do coronavírus” e que o uso da máscara facial, assim como a vacinação, continuam sendo essenciais.

As novas confirmações foram nos municípios de: Goiânia – que passa a ter 4 casos registrados, Anápolis, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Ceres, Goianésia, Inhumas, São Luís de Montes Belos e uma de outro estado. A SES-GO informou ainda que outros cinco casos seguem em investigação epidemiológica.

Apesar de ser uma variante nova e cuja quantidade de casos vem crescendo em Goiás, a pasta estadual enfatizou, em nota, que as mesmas medidas sanitárias de prevenção usadas contra a ômicron são as usadas contras as outras cepas.

“A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%. Além disso, a vacinação é fundamental para diminuir internações e casos graves da Covid-19, sendo importante que as pessoas se vacinem com a segunda dose e o reforço”, ressaltou.

Vacinação contra Covid-19 em Goiás

Segundo dados da SES-GO, Goiás aplicou 9.932.657 doses de vacina contra a Covid-19 até o momento. O percentual de vacinados com 12 anos ou mais com a primeira dose é de 88%. Já os que se imunizaram com as duas doses ou dose única chegam a 71%.

Dos 246 municípios goianos, apenas 59 têm 70% ou mais de sua população imunizada.