Detran Goiás passa a liberar veículo apreendido em todas unidades Vapt Vupt
Mesmo a liberação online, apenas o proprietário ou seu procurador legal têm autorização para retirada
Proprietários de veículos apreendidos em Goiás não precisam mais se deslocar até Goiânia para solicitar a liberação do bem. Agora, o procedimento pode ser feito em qualquer unidade do Vapt Vupt no Estado. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), essa mudança descentraliza o atendimento, reduz custos para o cidadão e pretende desafogar o fluxo na sede, na capital.
Antes da mudança, quem tivesse o carro apreendido no interior precisava, obrigatoriamente, vir até Goiânia. “Vamos supor: o cidadão teve o veículo retido em Porangatu. Ele teria que sair de lá, vir até a sede do Detran. O mesmo acontecia se o veículo fosse apreendido em Rio Verde. Era preciso vir até a capital para liberar”, explicou o presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares.
Desde novembro de 2023, o serviço já podia ser feito online, por meio do Portal Expresso. “Você entraria na página do Detran e conseguiria pagar as taxas, licenciamento, IPVA, multas e liberar o veículo. Mas das mais de 11 mil liberações feitas neste ano, apenas 1.400 foram totalmente digitais. As pessoas ainda preferem o atendimento presencial”, afirmou o presidente.
Com a nova medida, todas as unidades do Vapt Vupt, inclusive no interior, passam a oferecer o serviço. A descentralização também será estendida para as Ciretrans municipais. “Estamos facilitando a vida do cidadão. Apenas em casos de restrição administrativa ou judicial será necessário resolver a pendência antes da liberação”, completou Waldir.

Como funciona o procedimento
O proprietário do veículo poderá optar por duas formas, sendo digital ou presencial. “Se quiser fazer de forma digital, entra no Portal Expresso, emite as guias, paga o que deve e já consegue emitir o termo de liberação. Com esse documento, é só ir até o pátio buscar o veículo”, explicou o presidente do Detran.
Na modalidade presencial, o procedimento também é simples. “A pessoa vai até uma unidade do Vapt Vupt ou da Ciretran, emite as guias, faz o pagamento e já pega a liberação para retirar o veículo”, detalhou Waldir. Segundo ele, são feitas em média 130 liberações de veículos por dia.
Sistema mais rápido com pagamento via DUA ou Pix
Segundo Rômulo Bailão, subsecretário de Inovação da Secretaria de Administração (SEAD), o novo formato traz benefícios diretos ao cidadão, inclusive na compensação do pagamento. “O tempo de compensação via DUA é de alguns minutos. E com pagamento via Pix, a liberação pode acontecer em até cinco minutos”, explicou.

Ele ainda destacou que a mudança está alinhada com a proposta de um serviço mais eficiente e acessível. “Estamos falando de humanização do atendimento, economia de tempo e democratização do acesso. É mais uma ação concreta voltada para o cidadão”, concluiu.
A retirada pode ser feita pelo proprietário ou por um procurador legalmente autorizado. Em caso de pendências administrativas, como alterações de características ou outras irregularidades, o serviço não estará disponível online e exigirá regularização prévia.
O serviço continua disponível também pelo site expresso.go.gov.br, onde o usuário pode realizar todo o procedimento digitalmente, caso não haja pendências administrativas.
Leia mais:
Detran Goiás realiza leilão com mais de 700 veículos na próxima semana; saiba como participar
Detran inicia fiscalização para coibir motos barulhentas em Goiás