ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Direita Livre: Mobilidade estuda estratégia para melhorar o trânsito em Goiânia

Medida busca oferecer mais fluidez no trânsito em pontos-chave da cidade

(Foto: Divulgação / SMM)
(Foto: Divulgação / SMM)

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia está avaliando a possibilidade de implementar o recurso conhecido como direita livre em pontos estratégicos da cidade. Essa medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2021, consiste na permissão para que o condutor realize a conversão à direita em vias semaforizadas específicas, sem a necessidade de aguardar o sinal verde.

A direita livre não implica em avanço no sinal vermelho. Os condutores fazem a conversão quando os cruzamentos estiverem sinalizados permitindo essa manobra. Segundo a SMM, essa estratégia pode promover mais fluidez nas vias de tráfego intenso.

O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, ressaltou que a implementação da direita livre será cuidadosamente avaliada para garantir que não comprometa a segurança dos pedestres, ciclistas e demais personagens do trânsito, que são mais vulneráveis.

Ainda segundo a SMM, a engenharia de trânsito está trabalhando para garantir a segurança dos pedestres durante a implantação dessa medida. O esclarecimento será gradual, começando por pontos onde a segurança dos pedestres não será comprometida.

Outras medidas

Além da direita livre, a SMM vem adotando outras estratégias para tentar melhorar a mobilidade na cidade. Entre elas estão as faixas elevadas instaladas nas proximidades de Cmeis, Ciams, Cais e creches.

Outra iniciativa é o Motobox, um espaço reservado para motociclistas que buscam garantir sua segurança. a SMM acredita que essa medida tem resposta positiva da mobilidade e da população, contribuindo para a segurança dos motociclistas e a fluidez no trânsito.