Imunização

Doadores de sangue podem ter prioridade em campanhas de vacinação em Goiânia

Texto, aprovado em definitivo pela Câmara Municipal de Goiânia, segue para análise do prefeito Sandro Mabel

Doadores de sangue podem ter prioridade em campanhas de vacinação em Goiânia (Foto: Agência Brasil)
Doadores de sangue podem ter prioridade em campanhas de vacinação em Goiânia (Foto: Agência Brasil)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), deve analisar nos próximos dias um projeto de lei aprovado em definitivo durante reunião da Câmara Municipal de Goiânia. A proposta garante prioridade aos doadores de sangue nas ações públicas municipais de vacinação. De acordo com o texto, os doadores terão preferência no acesso às doses excedentes disponibilizadas à população em geral durante campanhas de vacinação.

LEIA MAIS

Serão considerados doadores aqueles que realizarem pelo menos três doações, componentes ou hemoderivados, por ano. A comprovação deverá ser feita por meio de declaração emitida por órgão oficial de saúde.

A proposta é de autoria do vereador Luan Alves (Republicanos). O parlamentar diz, ao defender a proposta, que o objetivo do texto é estimular a doação de sangue na capital.

“A intenção é incentivar quem já faz essas doações a continuar contribuindo e atrair novos doadores, que são muito importantes. Temos acompanhado a falta de doadores, e a ideia é justamente evitar essa escassez no Hemocentro”, explicou o parlamentar.