viagem

Dois municípios de Goiás entram para o Mapa do Turismo; saiba quais

Mapa do Turismo ajuda a direcionar investimentos e organizar o setor

Mapa do Turismo ajuda a direcionar investimentos e organizar o setor Dois municípios de Goiás entram para o Mapa do Turismo; saiba quais
Foto: Jucimar de Sousa

Os municípios de Turvelândia e Mossâmedes agora fazem parte do Mapa do Turismo Goiano. A atualização foi feita após as cidades cumprirem os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo. Com isso, Goiás passa a ter 99 municípios reconhecidos oficialmente como destinos turísticos no país.

  • Nove municípios entram no Mapa do Turismo Goiano; veja quais

Turvelândia, localizada na Região Agroecológica, se destaca por sua agenda de eventos e festividades ao longo do ano. Mossâmedes, na Região do Ouro, chama atenção pelo ecoturismo e pela riqueza cultural, com atrações como a Reserva Biológica da UFG, áreas de vegetação com pau-papel, a areia da Serra Dourada usada pela artista Goiandira do Couto, além da Igreja São José de Mossâmedes, do século 18, e o histórico local da Pedra Goiana.

O turismólogo da Goiás Turismo Luciano Guimarães explicou que o Mapa do Turismo ajuda a direcionar investimentos e organizar o setor. “Mais do que ampliar números, estamos consolidando um planejamento que valoriza a identidade de cada região. Mossâmedes e Turvelândia ganham mais visibilidade e acesso a políticas públicas específicas para o desenvolvimento do turismo”, destacou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo que orienta as ações do Ministério do Turismo. Para integrar o Mapa, os municípios precisam ter uma gestão ativa da área, Conselho Municipal de Turismo e orçamento destinado ao setor.

Atualmente, Goiás conta com 99 cidades incluídas no Mapa, distribuídas em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.