MUITO CALOR

Duas cidades goianas registram mais de 40ºC nesta semana

"Vai esquentar mais", diz gerente do Cimehgo André Amorim

Duas cidades goianas registram mais de 40ºC nesta semana
Duas cidades goianas registram mais de 40ºC nesta semana (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Porangatu e a cidade de Goiás registraram temperaturas superiores a 40ºC, além de umidade relativa do ar em 12% e 10%. Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o “calor” foi de 40,1ºC (terça, 13) e 40,3ºC (segunda, 12), respectivamente.

Goiânia, por sua vez, registrou 35,3ºC na segunda-feira (35ºC nesta terça). Sobre a umidade do ar, a cidade chegou a 14%. Vale lembrar, quando a previsão de umidade na capital ainda estava para chegar neste patamar, André Amorim, gerente do Cimehgo, afirmou que a situação migrava de alerta para emergência.

“O que é mto ruim para idosos e crianças. A medida que a temperatura aumenta, a umidade do ar segue na contramão”, expõe sobre o que chamou de “condições de tempo hostis”.

A má notícia, segundo o gerente do Cimehgo, é que a temperatura é comum nesta época do ano. “Vai esquentar mais”, afirma.

Nesta próxima quarta-feira (14), Porangatu também tem máxima prevista de 40ºC e umidade do ar relativa a 12%. O município de Goiás, por sua vez, pode chegar a 41ºC com umidade em 10%.

A capital pode variar de 22ºC a 36ºC nesta quarta. Já a umidade relativa do ar tem mínima prevista de 12%. Além disso, ainda não há previsão de chuva.

Questionado sobre o que fazer, André apela ao uso racional da água e também que a população evite a propagação de queimadas. “Que é crime, inclusive.”