PANDEMIA

Em Goiás, número de mortes por Covid é 13 vezes maior entre pessoas não vacinadas

Em Goiás, o número de mortes por Covid é 13 vezes maior entre pessoas não…

MPF quer que governo Bolsonaro pague R$ 62,5 bilhões a vítimas da Covid
MPF quer que governo Bolsonaro pague R$ 62,5 bilhões a vítimas da Covid - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Em Goiás, o número de mortes por Covid é 13 vezes maior entre pessoas não vacinadas. Dados são da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) e foram coletados entre 18 de janeiro e 12 de setembro.

Levantamento também revela que quantidade de pessoas hospitalizadas em razão da doença é menor entre aqueles que completamente imunizados.

Número de mortes por covid entre pessoas vacinadas é menor

Os dados mostram que 1.419 mortes foram registradas entre pessoas que já tinham sido imunizadas desde o início da vacinação. Outros 18.714 óbitos foram contabilizados entre quem havia recebido apenas a primeira dose ou nenhuma.

Os dados do painel da Covid-19 em Goiás mostram que 32,79% da população foi imunizada com as duas doses ou com a dose única.

Quantidade de completamente imunizados hospitalizados é 16,5 vezes menor que número de pessoas que receberam nenhuma ou apenas a 1ª dose

Em relação as hospitalizações, o total de vacinados é 16,5 vezes menor do que entre os que não completaram a imunização. As notificações de pessoas com casos leves também é menor entre quem já foi imunizado.

Dos mais de 2 milhões de imunizados com as duas doses, cerca de 14 mil tiveram sintomas leves, que é 2% do total de casos entre quem não se vacinou ou quem tomou apenas uma dose de imunizante.

Mais da metade da população com idades entre 40 e 49 anos ainda precisa da segunda dose

Entre os homens, mais de 184 mil já receberam a primeira e a segunda dose e mais de 318 mil deverão procurar os postos nos próximos dias para a segunda. Entre as mulheres, mais de 220 mil já foram vacinadas e faltam mais de 292 mil para completar a vacinação.

No total, 82 municípios já possuem mais de 40% da população completamente imunizada com as duas doses ou com a dose única. Já nos municípios menores, como Itapirapuã, por exemplo, já se vacinou 86,4% da população com a dose um e 43,6% com a dose dois.

Mas existem outros 55 municípios com menos de 30% de pessoas com as duas doses.