PROPOSTA

Em vídeo, motorista de ônibus de Goiânia faz proposta inusitada a Gusttavo Lima; veja

O motorista é pai de quatro meninas e sonha em viajar de avião com a família

Motorista de Goiânia propõe uma troca ao cantor Gusttavo Lima (Foto: Reprodução)

Após Gusttavo Lima revelar que os filhos, Gabriel, de 8 anos, e Samuel, de 7, sonham em andar em um ônibus do transporte público, um motorista de Goiânia decidiu sugerir uma troca ao cantor. Antônio Marcos de Souza, que atua no transporte coletivo da capital, publicou um vídeo nas redes sociais propondo uma “catira”, expressão usada para indicar uma troca justa entre as partes. A proposta é simples: ele realiza o desejo dos meninos do sertanejo com um passeio no “busão” enquanto Gusttavo o ajudaria a realizar o sonho da família do motorista de viajar de avião.

O vídeo foi gravado na quarta-feira (10) dentro do ônibus onde Marcos trabalha no turno da tarde. Ao lado das duas filhas mais novas, ele explica a proposta. “Já que essas aqui têm vontade de andar de avião e eu não tenho condição financeira… Tu leva as meninas pra andar de avião e eu levo os meninos no busão aqui. Bora fazer essa catira nós dois”, afirmou.

Marcos tem 35 anos, mora no Setor São José, em Goiânia, e é pai de quatro meninas, com idades de 5, 9, 13 e 18 anos. Ele conta que sua rotina é exaustiva. Trabalha das 6h às 16h no caminhão caçamba da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e, das 16h20 às 21h, assume o ônibus do transporte público. “Minha rotina é puxada e bem corrida. Faço isso porque luto para dar o melhor para minha família. Tenho sonhos, tenho objetivos, e a forma que encontrei para conquistar algo honestamente é trabalhando e correndo atrás”, relata.

Ele lembra que, desde a infância, sempre teve o sonho de andar de helicóptero e de avião, mas nunca teve essa oportunidade. “Percebi que, às vezes, o pesadelo de uns é o sonho de outros. Enquanto muita gente reclama de andar de ônibus, esse é o sonho de alguém. Até mesmo do filho de um milionário”, comentou sobre a revelação feita pelo Embaixador.

A esposa de Marcos, com quem ele está junto há 15 anos, foi quem sugeriu gravar o vídeo. “Ela brincou dizendo: ‘Vamos marcar o Gusttavo Lima. Vai que ele vê esse vídeo e resolve fazer essa troca com você’. A ideia surgiu ali, na hora”, conta o motorista. Ele lembra que estava chovendo naquele dia e que, ao parar em um semáforo, viu algumas crianças correndo, o que o fez refletir sobre as desigualdades da vida. “Uns têm pouco, outros não têm nada”, disse.

Apesar de ter aparecido no vídeo apenas com as duas meninas mais novas, ele explica que as outras duas estavam no interior, na casa da avó, e devem retornar na próxima semana.

A fala de Gusttavo Lima que inspirou Marcos ocorreu em uma entrevista recente, quando o sertanejo contou que os filhos nunca andaram em transporte público e que sonham em viajar de avião comercial. “O sonho deles todo dia é andar de ônibus, porque eles nunca andaram em transporte público”, afirmou o cantor. Ele também comentou que os meninos só voaram em jatos particulares até hoje.

Gusttavo lembrou ainda de sua própria infância e disse que seu primeiro meio de transporte foi um cavalo, conquistado após duas semanas de trabalho em uma fazenda. Para ele, proporcionar conforto aos filhos é motivo de orgulho, mas ele vê com naturalidade que as crianças sintam curiosidade por experiências que ele mesmo não teve na época em que era menino. “Quando vejo eles andando de bike na rua, é como se eu também estivesse matando vontades que não tive na infância”, explicou.

Sonho de ser motorista de banda

Ao Mais Goiás, Marcos também revelou um sonho profissional: trabalhar como motorista de banda. Ele explica que entrou no transporte coletivo justamente para adquirir experiência com passageiros, pois sempre ouviu de amigos que isso poderia abrir portas no futuro. Um desses amigos trabalha para a dupla sertaneja Matheus e Kauan e o incentivou a procurar um emprego no coletivo para se preparar para oportunidades em ônibus rodoviário. “Seria uma honra para mim poder dizer: ‘Sou motorista da banda do Gusttavo Lima’. Acho que é o sonho de qualquer motorista”, afirma.

Marcos também contou que já trabalhou como segurança em eventos e chegou a atuar em um show do próprio Gusttavo Lima em Acreúna, mas nunca teve contato próximo com o cantor. “Eu precisava manter postura profissional, então nunca pude conversar ou me expressar”, lembra.

A trajetória dele, no entanto, não foi simples. Pouco mais de um ano atrás, Marcos era comerciante e mantinha um ponto de jantinha no interior, mas acabou fechando o negócio após enfrentar dificuldades financeiras e episódios de desonestidade de pessoas próximas. “Me levaram à falência. Funcionários, dono de ponto… gente que me sugava e roubava de mim. Isso me fez fechar meu comércio. Mas não dei o troco. Preferi erguer a cabeça, pagar o que pude e continuar correndo atrás, honestamente”, disse. Ele destaca que a esposa sempre esteve ao seu lado. “É minha companheira”. Após passar por uma cirurgia recente, ela atualmente está em casa cuidando das crianças.

Realidade financeira impede viagem para fora do Brasil

Antônio explica que, mesmo trabalhando cerca de 15 horas por dia, soma aproximadamente R$ 3 mil por mês, considerando os descontos. Isso torna inviável o sonho das filhas de viajarem de avião e, principalmente, o da esposa, que sonha em ir à Disney. “Comprar passagem para mim, ela, quatro crianças e minha sogra vai totalmente na contramão das nossas condições. Seria um ano inteiro de trabalho e mesmo assim não seria suficiente, porque temos aluguel e outras despesas”, afirmou.

A repercussão do vídeo trouxe esperança e entusiasmo para a família. “Elas ficaram super empolgadas quando viram o vídeo repercutindo”, contou Marcos, que segue aguardando, com humildade e otimismo, que a mensagem chegue até o sertanejo.