Negócios

Empreendimentos turísticos regulares crescem em Goiás

Goiás comemora o aumento de 79,7 por cento de novos registros no Cadastur, Cadastro de…

Goiás comemora o aumento de 79,7 por cento de novos registros no Cadastur, Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. O índice se refere ao acumulado no período de janeiro a julho de 2017 a 2019. Este ano já foram registrados 575 novos empreendimentos e serviços no Estado. Com isso, já são 2.610 prestadores em situação regular. O Cadastur é um sistema voltado para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo. O programa foi desenvolvido pelo governo federal, em parceira com órgãos regulamentadores, para promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil.

O resultado se deve ao empenho da Goiás Turismo em prol da regularização dos prestadores de serviços. O presidente da Autarquia, Fabrício Amaral, tem o Cadastur como uma das prioridades de sua gestão. ”A Casa do Turismo está aberta para receber e capacitar os gestores e empresários”, afirmou. Segundo o Gerente de Estruturação de Destinos Turísticos, Luciano Guimarães, a atuação em conjunto com a Coordenação Regional de Serviços Turísticos foi fundamental para o aumento do número de registros. Além disso, estar no Cadastur é uma das exigências para que o município seja incluído ou permaneça no Mapa do Turismo Brasileiro. “É importantíssimo que o município atenda às exigências para receber recursos do Ministério do Turismo”, frisou o gerente.

Outra ação que tem feito a diferença é o trabalho de conscientização e orientação prestado aos munícipios. Nos últimos quatro meses, a Coordenadora Regional do Cadastur em Goiás, Sandra Vital, e o técnico Yan Leal, já treinaram 37 gestores ou representantes do setor nas cidades. “Quem estiver interessado em aprender como se faz o cadastro nós damos o treinamento e fornecemos o material para que os municípios treinem seus prestadores de serviços”, garantiu.

O registro das empresas no Cadastur é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagens, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos, parques temáticos, transportadoras e guias de turismo. O aumento do número de cadastrados é importante para alavancar as políticas voltadas ao setor em Goiás. Os interessados devem preencher o formulário no www.cadastur.turismo.gov.br.