FAKE

Empresário é acusado de se passar por delegado para roubar empresa em Goiás

Homem é suspeito de ligação com fraudes praticadas durante enchentes no RS

Design sem nome
Empresário é acusado de se passar por delegado para roubar empresa (Foto: PCGO)

Uma operação deflagrada nesta segunda-feira (9/12) investiga um empresário de 26 anos suspeito de falsificar um ofício e utilizar a identidade de um delegado gaúcho para tentar obter dados sigilosos e bloquear valores de uma empresa do setor financeiro. O homem é dono de empresas de tecnologia em Goiás. Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Goiânia.

A vítima foi um ex-titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações. Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, em novembro de 2024, um documento falso foi encaminhado a uma empresa do setor financeiro, simulando ordem para bloqueio de valores e fornecimento de dados sigilosos. Ele reproduzia o brasão, a identidade visual e a assinatura de um delegado da especializada, . A intenção, de acordo com a investigação, era induzir funcionários ao erro e obter vantagens ilícitas.

As investigações se iniciaram após um escritório de advocacia procurar a PC para confirmar a autenticidade de documentos. A partir daí, uma análise foi iniciada e, a partir dela, foi possível descobrir que a numeração do ofício não existia nos sistemas oficiais.

Empresário é suspeito de ligação com fraudes praticadas durante enchentes no RS

A polícia chegou até o suspeito após análise e rastreamento de metadados e fluxos telemáticos que levaram até o suspeito. Segundo a PC, ele teria usado técnicas de anonimização para ocultar sua identidade. A suspeita é de que o empresário viva uma vida de ostentação com o dinheiro obtido por meio dos golpes. 

Durante a operação, surgiram indícios de que o empresário também estaria ligado a fraudes praticadas durante as enchentes de 2024 no RS, quando falsas campanhas de arrecadação foram usadas para desviar dinheiro.