Enem: veja o que é permitido levar no segundo dia; mais de 166 mil farão a prova em Goiás
O candidato deve levar documento oficial com foto e caneta preta de corpo transparente
Mais de 166 mil candidatos em Goiás devem participar do segundo dia do Enem 2025, neste domingo (16), quando serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O exame ocorre nos mesmos locais do primeiro dia de prova e segue o horário de Brasília: os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30, totalizando cinco horas de exame.
O Inep reforça que o candidato deve levar documento oficial com foto, em versão física ou digital pelos aplicativos oficiais do governo, e caneta preta de corpo transparente, única permitida para preencher o cartão-resposta. Água e lanche simples também são autorizados, desde que em embalagens transparentes. Embora não seja obrigatório, o Cartão de Confirmação de Inscrição é recomendado por reunir informações sobre horário, endereço e eventuais atendimentos específicos.
Itens pessoais como celulares, relógios inteligentes, fones de ouvido, anotações e materiais de papelaria devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos entregue na entrada da sala. Óculos escuros e acessórios de cabeça também precisam ser lacrados. O uso de qualquer equipamento eletrônico durante a aplicação leva à eliminação. Bebidas alcoólicas, cigarros — incluindo eletrônicos — e substâncias proibidas não podem ser consumidos nos locais de prova.
O candidato pode deixar a sala em definitivo somente após duas horas de aplicação, mas só poderá levar o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do encerramento. Quem tem tempo adicional aprovado poderá permanecer até as 19h30, e participantes que utilizam videoprova em Libras poderão concluir até 20h30. Não há prorrogação para preenchimento do cartão-resposta.
Mesmo quem faltou ao primeiro domingo pode comparecer normalmente ao segundo dia, desde que esteja com a inscrição confirmada. Já participantes afetados por problemas logísticos ou situações previstas em edital têm direito à reaplicação, como os 106 inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), impedidos de fazer o exame após um tornado. Para esses casos deferidos, a prova será reaplicada em 16 e 17 de dezembro. Candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), por causa da COP30, farão o exame em datas diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro.
Leia também: