VITÓRIA

Engenheiro vence a covid-19 após quase 2 meses de internação; vídeo

Após 57 dias alternando entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o engenheiro civil Flávio…

Engenheiro civil vence a Covid-19 após quase dois meses de internação

Após 57 dias alternando entre enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o engenheiro civil Flávio Katiano Soares, de 44 anos, finalmente venceu a covid-19. Ele foi para a casa na última quinta-feira (20), quando recebeu uma alta festiva da equipe de saúde, com direito a balões, gritos comemorativos e aplausos.

“A sensação é de alívio”, descreve a esposa Thayse Cornélio Fonseca. “Foram dias muito difíceis, de muita angústia”, disse. Ela revela que a família estava cumprindo a quarentena em casa, tomando todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, mas teve o infortúnio de contrair a doença na igreja em que frequenta (vídeo abaixo).

Após alguns dias, ele começou a sentir os sintomas e rapidamente precisou ser internado. Diabético, Flávio passou quase dois meses no hospital, período que chegou a receber alta para a enfermaria, mas devido a evolução da doença, voltou para UTI.

Thayse e a filha do casal de 12 anos também contraíram o vírus. Enquanto a esposa teve sintomas leves e se tratou em casa, a filha foi totalmente assintomática. Outro filho do casal testou negativo. Agora, a orientação médica é que Flávio siga o tratamento em casa, com repouso absoluto. “Estamos muito felizes por ele estar em casa”, disse a esposa.

De acordo com a coordenadora da clínica médica do Hospital Jardim América, Vânia Modesto, desde o início a situação do engenheiro civil foi muito preocupante.

“ Ele esteve na UTI por 2 vezes, em situação gravíssima, chegando a usar altas doses de medicação para manter a circulação e fez algumas sessões de hemodiálise. Conseguiu reverter o quadro e iniciou um trabalho de reabilitação, para retirar a traqueostomia, e voltar a falar e comer sem sonda, tudo com sucesso. Agora terá que se manter em reabilitação em casa para recuperação de musculatura, mas representou uma grande vitória sobre essa doença”, explica.

Assista ao vídeo: