Sábado, 31 de Outubro de 2026
Perigo

Abelhas tomam conta de jazigo e assustam visitantes de cemitério em Formosa

A movimentação de visitantes e trabalhadores aumentou com a proximidade do feriado de Finados, quando as abelhas se agitaram

Inglid Martins
Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Imagem da ocorrência

Um enxame de abelhas europeias alojado no interior de um jazigo mobilizou a equipe de Salvamento do 19º Batalhão de Bombeiros Militar no Cemitério Central de Formosa, Entorno do Distrito Federal, na tarde de quinta-feira (29). A presença dos insetos representava risco para trabalhadores e visitantes, mas ninguém ficou ferido.

Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira (2), o cemitério recebia um movimento maior de familiares que visitavam os túmulos e funcionários trabalhavam na limpeza e organização do espaço quando as abelhas se agitaram, levando ao acionamento dos bombeiros.

A equipe chegou ao local por volta das 16h26 e, após avaliar a situação, decidiu cimentar a abertura por onde os insetos entravam e saíam do jazigo. Segundo a ocorrência, não havia condições de retirar o enxame de dentro da estrutura, e a vedação foi adotada para restringir o acesso das abelhas à área externa.

Após o procedimento, o jazigo ficou sob os cuidados do responsável indicado na ocorrência, para que fossem tomadas as providências necessárias.

Leia mais

Cuidados em caso de enxames

O Corpo de Bombeiros orienta que a população mantenha distância ao identificar enxames ou colmeias. A recomendação é não tentar retirar os insetos por conta própria, nem utilizar fogo, fumaça, água ou produtos químicos, já que essas ações podem deixar as abelhas agitadas e provocar ataques.

Também é importante evitar barulhos, vibrações e movimentos bruscos nas proximidades. Crianças e animais devem ser mantidos afastados até que a situação seja resolvida por profissionais capacitados.

Caso ocorra um ataque, a orientação é sair rapidamente do local, procurar abrigo em um ambiente fechado e proteger principalmente o rosto e a cabeça. Se houver ferroadas, os ferrões devem ser retirados, quando presentes, preferencialmente por raspagem da pele.

Dificuldade para respirar, inchaço na língua ou na garganta, tontura intensa e desmaio após uma ferroada são sinais de possível reação alérgica grave. Nessas situações, é necessário acionar imediatamente o serviço de emergência.

Leia também

Categorias:
Cidades Entorno do DF
Tags:
Cemitério Central de Formosa jazigo com abelhas