Sábado, 07 de Novembro de 2026
OMISSÃO DE CAUTELA

Pitbull invade casa vizinha e mata shih-tzu em Pirenópolis

Cão atravessou a garagem e atacou shih-tzu de 13 anos, que estava dormindo nos fundos do imóvel. Caso é investigado pela Polícia Civil

Por - Goiânia,GO
Publicado em:
aike x capa

Um pitbull invadiu a casa de uma vizinha e matou o cachorro dela, um shih-tzu de 13 anos, na zona rural de Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal. O ataque aconteceu depois que o animal atravessou a garagem do imóvel e seguiu até os fundos da residência, onde encontrou o cão de pequeno porte dormindo. A tutora tentou socorrer o companheiro, mas ele morreu ainda no local. O caso é investigado pela Polícia Civil, e o tutor do pitbull pode responder por omissão de cautela na guarda de animal perigoso.

Segundo o relato da tutora ao delegado Tibério Martins, responsável pela investigação, Aike era seu companheiro há vários anos e costumava estar sempre por perto, acompanhando a mulher pelos cômodos da casa. No dia do ataque, ela estava dentro do imóvel quando ouviu os gritos do cachorro. Ao sair para o quintal, viu o pitbull morder e arremessar o shih-tzu.

Aike estava dormindo quando foi surpreendido pelo outro cão e, segundo a tutora, nem percebeu a aproximação antes do ataque. Ela tentou prestar socorro, mas o animal já estava sem sinais vitais. “Nem viu do que morreu”, disse a mulher para o dleegado.

O pitbull pertence a um vizinho que havia se mudado para a chácara havia cerca de dois meses. As propriedades ficam em uma área de loteamentos rurais, com casas próximas e cercamentos que podem ser facilmente ultrapassados.

Aike, de 13 anos, morreu após ser atacado por um pitbull enquanto dormia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A suspeita é de que o cão tenha passado por uma cerca e entrado no imóvel vizinho depois de ter sido deixado solto ou escapado da residência do tutor. A tutora do shih-tzu atribui ao vizinho a responsabilidade pelo ataque.

Tutor pode responder por omissão de cautela

De acordo com o delegado Tibério Martins, a ocorrência é investigada como omissão de cautela na guarda de animal perigoso, uma contravenção penal cuja pena pode chegar a dois meses.

O delegado explicou que a responsabilização poderia ter sido mais grave se o animal atacasse uma pessoa. Dependendo das consequências, o tutor poderia responder por lesão corporal ou até homicídio.

Neste caso, como a vítima foi outro cachorro, a investigação apura a responsabilidade do dono do pitbull pela falta de cuidado na guarda do animal.

O caso segue sob investigação.

Leia mais:

Categorias:
Cidades Entorno do DF
Tags:
Ataque Cachorro omissão de cautela Pirenópolis Pitbull shih-tzu