Educação

Escola Estadual de Anicuns é destaque no prêmio Arte na Escola Cidadã

O projeto Dança na Escola, desenvolvido pelo professor Fernando Lima na Escola Estadual de Tempo…

O projeto Dança na Escola, desenvolvido pelo professor Fernando Lima na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Alfredo Nasser, em Anicuns, é um dos pré-selecionados na 15ª edição do prêmio Arte na Escola Cidadã, iniciativa do Instituto Arte na Escola, criada com a proposta de reconhecer e divulgar experiências pedagógicas que melhoram o ensino de artes nas escolas brasileiras, públicas ou privadas.

O mesmo projeto ganhou destaque em março deste ano pela premiação no Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). O Dança na Escola integra a Gincana dos Circuitos de Aprendizagem e garantiu ao professor Fernando e ao aluno Luís Fernando Pereira dos Santos (13 anos), idealizador do projeto, a oportunidade de participar em Campinas (SP), do Encontro de Melhores Práticas, onde os dois puderam trocar experiências e participar de encontros formativos.

Material de trabalho
Na fase pré-seletiva, o projeto de dança desenvolvido pelo professor Fernando concorreu com outras 392 experiências de todo o País. Mas só por ter efetivado sua inscrição, o educador já garantiu como prêmio uma prancha com a imagem da obra Ascensão I, produzida por Iberê Camargo em 1973. O material é enviado às escolas com uma proposta de prática didática para uso em sala de aula.

Se selecionadas na etapa final do prêmio Arte na Escola Cidadã, as escolas onde os projetos são desenvolvidos receberão equipamentos (computador, câmera fotográfica digital e câmera filmadora) para as aulas de artes. Já o professor Fernando Lima, se escolhido na fase final, terá direito a um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil, além de publicações específicas de artes. O professor terá ainda todas as despesas pagas para participar da premiação em São Paulo, além de voltar para casa com troféu e certificado de participação.

O resultado final dos projetos selecionados será divulgado no dia 18 de setembro. O prêmio Arte na Escola Cidadã é promovido pelo Instituto Arte Cidadã em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) nacional.